Andrea Trindade

A frota com todos os ônibus zero quilômetro começou a operar no sistema de transporte público em Feira de Santana nesta sexta-feira (15) e agradou os usuários.

A qualidade dos veículos proporcionou uma sensação de bem-estar aos passageiros, mas eles esperam que junto com a troca dos ônibus venha também a melhoria do serviço através do cumprimento de horários e melhor atendimento por parte de motoristas e cobradores.

O aposentado Antônio Correia, 77 anos, é de São Paulo e está em Feira de Santana a passeio. Ele estava no terminal central observando os ônibus e disse que gostou dos veículos. O morador do distrito da Matinha, Elionar das Virgens, destacou que sentiu a diferença no serviço de transporte ao entrar no ônibus novo. Ele disse que estava a caminho do trabalho e que os veículos novos proporcionarão mais conforto e segurança para os passageiros.

O funcionário de uma construtora, Thiago Lima, disse que espera conservação dos ônibus por parte da população. “Espero que algumas pessoas não estraguem os ônibus. Estamos nos sentido bem por andar em ônibus novos, não ficamos com receio de ele quebrar no meio do caminho e nos atrasar para o trabalho”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), esta será a primeira vez que a cidade terá 100% de sua frota zero quilômetro. As novas operadoras do transporte de massa em Feira de Santana, Rosa e Auto Viação São João, venceram processo licitatório realizado pela Prefeitura Municipal no ano passado e se habilitaram para atuar no município com o compromisso de apresentar 272 ônibus novos.

Ainda de acordo com a Secom, “os veículos, fabricados em São Paulo, possuem GPS, monitoramento por câmeras interna e externamente, elevadores para proporcionar acessibilidade a pessoas com deficiências, entre outros itens que poderão melhorar a qualidade do serviço em Feira de Santana”.

A nova frota encerra o período de operacionalização da frota emergencial, colocada em funcionamento diante da desistência por parte das empresas que eram responsáveis pelo serviço, 18 de Setembro e Princesinha, em meados do ano passado.

Mas a chegada dos ônibus zero quilômetro não fez a população esquecer do reajuste da tarifa. O comerciante Jorge dos Santos comparou o transporte de Feira de Santana ao de Salvador e disse que em Feira de Santana os ônibus rodam pouco para ter um acréscimo tão alto. “O valor de 3,10 é muito elevado, R$ 2,90 seria um valor bom, um aumento de no máximo 20,00 centavos. O serviço é péssimo e os ônibus demoram bastante”, relatou indignado o comerciante que estava há mais de trinta minutos no ponto a espera do ônibus.

A dona de casa Juliana Carneiro todos os dias precisa pegar dois ônibus do bairro Aeroporto para o conjunto Feira IX. Ela enfrentava diariamente a rotina de longa espera no ponto de ônibus e veículos sem manutenção e sem conforto e agora vai andar os carros novos. Ela tem esperança de que o serviço melhore mas também reclama do aumento da tarifa. “Para mim é muito alto, eu ganho um salário mínimo e vai ficar difícil. Na minha opinião deveria ficar no máximo R$ 2,90. É um absurdo!”, comentou.

Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva