Feira de Santana

Unidades Básicas de Saúde realizaram mais de 102 mil consultas

Além do alto número de atendimentos médicos, as unidades básicas realizaram 152.655 procedimentos, entre esses estão: aferição de pressão arterial, curativos simples, curativos especiais e retiradas de pontos.

Acorda Cidade

A Divisão de Enfermagem possui em sua estrutura 15 Unidades Básicas de Saúde, todas localizadas na sede municipal de Feira de Santana. Este ano o trabalho desenvolvido nestas unidades, através da Secretaria Municipal de Saúde, ultrapassou os 102.034 consultas médicas e de enfermagem, entre os meses de janeiro a novembro.

Além do alto número de atendimentos médicos, as unidades básicas realizaram 152.655 procedimentos, entre esses estão: aferição de pressão arterial, curativos simples, curativos especiais e retiradas de pontos. A administração de medicamentos também contabilizou 18.776. Ao longo deste ano, também foram desenvolvidas várias atividades em grupos, ações e salas de esperas com temas variados.

(Foto: Camila Novaes/ Secom)
 

A coordenadora da Divisão de Enfermagem, Ana Cristina Franqueira, retifica a importância do trabalho realizado pelas unidades, e fala das expectativas para 2017. “A gente quer superar o que fizemos esse ano, estamos propondo a ampliação dos atendimentos e do sistema de informatização em todas as unidades”.

Todas as UBS passaram por algum tipo de reforma em 2016. As unidades básicas da Mangabeira e da Baraúna foram reformadas e ampliadas. As demais unidades passaram por ações corretivas, como pintura, melhoria de fachada e etc.

A paciente da UBS Baraúnas, Viviane Pereira, está feliz com a reforma. “Melhorou quase tudo, e inclusive o conforto. É bom ter uma unidade perto de casa, com um atendimento de qualidade” afirma a paciente.

Entre os profissionais que atuam nas UBS estão: ginecologista, dentista, enfermeiro, médico clínico e pediatra. É importante frisar que estas unidades desenvolvem atendimentos diferentes das Unidades de Saúde da Família (USF).