No próximo dia 9 de outubro, a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e da Delegacia Especializada na Repressão a Crimes Contra a Criança e Adolescente (Dercca), realiza uma ação especial em celebração ao Dia das Crianças. A iniciativa conta com o apoio da Unef e do Instituto Nobre.
O projeto levará para o campus da Unef 125 crianças da Escola Municipal Dr. Colbert Martins da Silva, do distrito de Jaguara, e 50 crianças da Escola Municipal Dois de Julho, em Jaíba.
Com o tema “Mais infância no pátio, menos tempo nas telas: brincar também é movimento!”, a proposta é resgatar as brincadeiras tradicionais reforçando o direito ao brincar, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo a delegada de polícia Dra. Clécia Vasconcelos, “a ideia é despertar as crianças para outras atividades além das telas, mostrando que há muitas formas de brincar como amarelinha, cabo de guerra, pular corda e, assim, estimular a interação. Quando cuidamos da infância, construímos a base para um adolescente e um adulto mais saudáveis, com valores e empatia.”
Além de promover um momento de lazer, cultura e integração social, o projeto busca aproximar a Polícia Civil da comunidade de forma positiva, fortalecendo vínculos e destacando a importância da infância como base para a construção de uma sociedade mais justa e saudável.
Para a presidente do Instituto Nobre, Prof.ª Salette Souza, a parceria reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento social: “Acreditamos que cuidar da infância é investir em um futuro melhor para todos. Essa ação mostra como a união entre educação, saúde e segurança pública pode transformar vidas e fortalecer nossa comunidade.”
A programação inclui acolhida, circuito de brincadeiras, contação de histórias, música e um lanche coletivo, tudo em um ambiente seguro e acolhedor, com a participação de policiais civis, professores, acadêmicos de Educação Física da Unef e voluntários.
A Dra. Clécia ainda destaca que “ao resgatar o lúdico e as brincadeiras de antigamente, mostramos que cuidar da infância é também uma forma de prevenção. Quando oferecemos experiências de convivência e valores, ajudamos a reduzir situações de violência e formamos adolescentes e adultos mais conscientes e empáticos.”
Esta iniciativa reforça que investir em momentos de cuidado, alegria e cidadania é investir em uma geração mais consciente, resiliente e preparada para transformar a realidade social.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram