Feira de Santana

Uefs realiza Pré-Marcha das Mulheres Negras

A II Marcha das Mulheres por Reparação e Bem Viver está prevista para acontecer em Brasília, no dia 25 de novembro.

Leitura: 3 Minutos
Marcha das Mulheres Negras
Foto: Ascom/Uefs

Pelo bem viver das mulheres negras, pautadas na reparação e no enfrentamento ao racismo, a Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) mobilizou a comunidade acadêmica na “Pré-Marcha das Mulheres Negras”, realizada no dia 30 de setembro de 2025.

O evento percorreu o campus da Uefs com a participação de representantes do Comitê Portal do Sertão, da Associação dos Docentes (ADUFS), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintest), do Núcleo de Estudantes Negras e Negros (Nennuefs) da Uefs e do Comitê da Bahia Rumo à Marcha das Mulheres Negras por Reparação do Bem Viver.

A II Marcha das Mulheres por Reparação e Bem Viver está prevista para acontecer em Brasília, no dia 25 de novembro, e contará com a participação de discentes e docentes da Uefs. Presente no evento, a reitora Amali Mussi ressaltou o apoio ativo da universidade na defesa dos direitos das mulheres negras e a importância de participar da marcha em Brasília. “Entendemos isso como uma prioridade da nossa gestão, porque nós estamos em um estado onde as mulheres negras são a maioria. E ainda avançamos muito pouco no que se refere aos direitos. Em 2015, foi entregue uma carta para o governo federal e, até então, dez anos se passaram e tivemos pouquíssimos avanços. Então, vamos fortalecer e ampliar as solicitações, e nós aqui na Uefs estamos no apoio para garantir que seja um movimento forte e que possa integrar a nossa comunidade para que todos possam participar”, afirmou.

Marcha das Mulheres Negras
Foto: Ascom/Uefs

No discurso da pré-marcha, a pró-reitora Joelma Oliveira, da Propaae, destacou a preparação para a marcha que acontecerá em novembro e o reconhecimento da luta política das mulheres negras pelos seus direitos. “Essa marcha representa uma intensificação da luta coletiva das mulheres negras pela garantia de direitos, mostrando todo o poder e a força que as mulheres negras têm na construção da sociedade brasileira”, disse.

“Pré-Marcha é muito importante para conscientizar, mobilizar a comunidade e mostrar que existe um espaço de acolhimento, principalmente para a população negra e as mulheres negras”, relatou Larissa Evelyn, integrante do Nennuefs.

A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver 2025 é uma mobilização nacional protagonizada por mulheres negras de todas as regiões do Brasil. Organizada por comitês impulsores estaduais, municipais e regionais, a Marcha representa um importante marco na luta antirracista, feminista e na valorização das vidas, vozes e histórias das mulheres negras em todo o país.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.