Turismo Baiano

Turismo é discutido durante seminário em Feira de Santana; representantes dos 417 municípios baianos participaram

O evento promovido pela Secretaria de Turismo do governo do estado, contou com a presença do governador Jerônimo e do prefeito de Feira.

Seminário sobre turismo no centro de Convenções de Feira
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O desenvolvimento do Turismo no estado da Bahia foi discutido com representantes dos 417 municípios baianos em um seminário realizado nesta quarta-feira (7), no novo Centro de Convenções de Feira de Santana. O evento, promovido pela Secretaria de Turismo do governo do estado, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e de secretários estaduais e municipais, prefeitos e empresários do setor especializados nas 13 zonas turísticas da Bahia. O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, também prestigiou o evento estadual.

Com o objetivo de discutir o desenvolvimento e inovação na área turística, o evento apontou estratégias para nortear o setor como motor de desenvolvimento para o estado.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Maurício Barcelar, secretário de turismo do estado, falou sobre a importância do Centro de Convenções para Feira de Santana, mas também do desenvolvimento do aeroporto da cidade. Para ele, ambos devem fortalecer o turismo de negócios que já é bem visto em Feira de Santana.

Seminário sobre turismo no centro de Convenções de Feira
Maurício Barcelar | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu estou falando do principal patrimônio turístico de Feira de Santana. Não estamos esquecidos do patrimônio arquitetônico, que está recuperando a igreja Senhor dos Passos. Do patrimônio cultural, quando o governo atuou aqui na Micareta, nem estamos esquecidos do patrimônio natural da cidade, que é o lago que está aqui próximo ao Sobradinho. Todos estão no radar do governo do Estado. E esse trabalho que o governo faz é que, pela primeira vez na história do Brasil, colocou a Bahia na liderança do turismo brasileiro.”

Maurício também comentou sobre o número de participantes da 88ª edição da Micareta, que recebeu quase 1 milhão de pessoas em seus circuitos. Ele afirmou que o governo está coletando dados para poder analisá-los mais a frente. “Esses dados serão processados e servem para as ações futuras do governo do Estado, não só em Feira de Santana, mas em toda a zona turística do Caminhos do Sertão”, disse Barcelar ao Acorda Cidade.

Seminário sobre turismo no centro de Convenções de Feira
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Maurício ainda disse que o turismo é uma atividade transversal, que necessita de uma atuação conjunta das três esferas de poder, do empresariado, do trade turístico e da sociedade civil organizada.

“É também um alinhamento entre as ações do governo do Estado e dos governos municipais para a gente incrementar ainda mais o fluxo turístico da Bahia. Esse trabalho que o estado desempenha é que colocou a Bahia na liderança do turismo brasileiro”, completou Maurício.

Entre os palestrantes, estavam pessoas graduadas no assunto como Giannini Pires, ex-presidente da Embratur. Técnicos da antiga Bahiatursa e do Ministério do Turismo para interagir com os técnicos municipais, mostrando as oportunidades que existem na esfera federal e estadual, de atuações conjuntas com os municípios para o implemento da atividade.

Para o Secretário de Turismo, a Bahia é líder do turismo nacional porque trabalha todos os seus segmentos turísticos.

Turismo Ecológico e Festivais Radicais

A prefeita da cidade de Itatim, Daiane dos Anjos, também participou do evento com a visão de divulgar o turismo ecológico do município. Segundo ela, a cidade, que fica na região do Vale do Jiquiriça, possui os maiores parques ecológicos do mundo, além de festivais radicais. Anualmente, recebe gente de vários países.

Seminário sobre turismo no centro de Convenções de Feira
Daiane dos Anjos | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós temos os maiores parques do mundo. Temos festival de escalada, para quem gosta do rapel, das alturas. E a gente vem promovendo para poder levar Itatim para a Bahia e para o mundo. Então, esse é um momento muito importante, e unir forças, poder público, poder privado, para levar e disseminar as práticas esportivas”, disse.

Este ano, o Festival Escalada acontece em setembro apresentando aos aventureiros os melhores topos e morros para esse tipo de turismo.

Seminário sobre turismo no centro de Convenções de Feira
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Investimentos e o Novo Centro de Convenções

O período de testes do novo Centro de Convenções já venceu, mas o governador Jerônimo confirmou em coletiva que o espaço não vai ficar sem receber eventos. O importante é que um bom grupo de empresários assuma a administração para utilizar da melhor forma o equipamento. Tanto para a realizar eventos comerciais, mas também culturais e que possam incluir a população no geral.

Seminário sobre turismo no centro de Convenções de Feira
Jerônimo Rodrigues | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Porque às vezes um Centro de Convenções é muito utilizado para eventos de negócios de Feira e acaba não tendo shows, não tendo capacitações dirigidas à comunidade. E é outra coisa, é garantir o acesso às pessoas que não têm condições de vir. Então, nós vamos botar uma cláusula que alguns eventos deverão ser feitos para a população mais pobre para a gente incluir as pessoas. Senão, a gente fica só com as pessoas que sempre tiveram acesso a eles”, afirmou o governador.

Pensando em uma esfera de Feira e região, o empresário e vice-presidente do Instituto Pensar, Marcelo Alexandrino, disse ao Acorda Cidade que o evento é importante para mostrar a força de turismo da cidade.

“O Centro de Convenções veio para poder ser o elemento que possa realmente abrigar grandes eventos em Feira e trazer esse, que é de planejamento do turismo de toda a Bahia, com o sec. de turismo, com a presença do governador, do prefeito, mostra a importância que estão começando realmente a dar ao turismo como uma das grandes indústrias da economia da Bahia e do Brasil”, declarou.

Seminário sobre turismo no centro de Convenções de Feira
Marcelo Alexandrino | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Além do envolvimento dos prefeitos em discutir esse setor que só cresce, Alexandrino também destacou que essa é um tipo de indústria que pouco polui. “Não gera fumaça, não gera uma poluição em massa, então isso é importante para todos nós.”

Marcelo, que também é presidente do Convention Bureau e vice-presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Feira, disse que, eventos como a Micareta, sempre trazem um bom aumento do movimento da rede da cidade, principalmente nos primeiros dias de festa.

“Esse evento é um dia só, mas vem gente que fica do dia anterior e vai sair provavelmente amanhã. São dias que estão mantendo os hotéis de Feira tão cheios quanto aconteceu com a Micareta”, afirmou Alexandrino ao Acorda Cidade.

Ao Acorda Cidade, o prefeito José Luiz, declarou que uma cidade como Tanquinho também não poderia ficar de fora.

Seminário sobre turismo no centro de Convenções de Feira
José Luiz | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Estamos colocando o município na rota do turismo, temos um monte lá belíssimo. Também terá o São João, que a cada ano nós buscamos melhorar com o pé no chão dentro da nossa possibilidade, mas uma festa para atrair toda a região. A gente acolhe bem o nosso povo e é uma forma de incentivar a geração de emprego e renda, o dinheiro circulando no nosso município”, disse Luiz.

De acordo com o prefeito, Tanquinho também tem contado com parte do turismo religioso. Na Semana Santa, a cidade recebeu milhares de pessoas para peregrinar pelo monte.

“Vamos dar um foco maior, vamos estar buscando fazer uma reorganização dessa subida, sem tirar a beleza natural. Esse ano mesmo, buscamos acolher bem as pessoas, buscamos fazer algo diferente para que possa atrair os turistas para a cidade”, revelou.

Elaboração de edital para área de turismo

Durante seu discurso, o governador também afirmou que deve elaborar, no segundo semestre, um edital para área de turismo. Mas é importante que prefeitos e prefeitas comecem a captar recursos por outros meios como o PPA (Plano Plurianual). “Já vamos colocar ali, se tem condições, a gente poder garantir no PPA ações de investimentos que vocês botem ou que vocês captem do governo federal, do estadual, de empresários, para colocar no setor de turismo”.

José ROnaldo e Jerônimo rodrigues - em evento - foto - Ney Silva
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ele também esteve sentado ao lado do prefeito de Feira durante o evento e fez elogios a Ronaldo e sua equipe pela organização da Micareta. Pelo “andar da carruagem”, nos últimos meses, os políticos tem mantido um aceitável relacionamento.

Ainda estavam presentes nomes que o governador considerou importante para a trajetória do turismo no estado, como o deputado Robinson Almeida, a ex-prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, a reitora da Uneb, Adriana Marmorin, o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Pedro Costa, Isaílton Reis, do Sebrae, entre outros.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.