Daniela Cardoso
Trabalhadores rurais de Feira de Santana realizaram uma passeata na manhã desta sexta-feira (4). Eles foram até o prédio do INSS onde entregaram um documento. Os trabalhadores também foram até o Paço Municipal para pedir ao prefeito Tarcízio Pimenta a assinatura de um documento que garantisse a construção de uma creche no distrito de Tiquaruçu, localidade de Vila Feliz, além da instalação de uma sinaleira na avenida José Falcão da Silva.
O prefeito Tarcízio que estava no meio de uma reunião com representantes da Via Bahia, concessionária que administrada estradas baianas, interrompeu a reunião para atender os trabalhadores. Os deputados estaduais Zé Neto, Carlos Geílson, José de Arrimatéia e Graça Pimenta também estavam presentes na reunião.
Tarcízio agradeceu a presença dos trabalhadores e falou sobre a importância de manifestações como contribuição para o governo. Ele assinou o documento e garantiu que os pedidos serão atendidos. “Não deixarei o governo sem fazer essa creche e a sinaleira já está autorizado para o secretário Flailton Frankles fazer a instalação o mais rápido possível” disse.
Desapropriação da área do aeroporto
Uma moradora do bairro Aeroporto cobrou do deputado Zé Neto, informações e transparência sobre o processo de desapropriação da área. Ela pediu uma reunião com a comunidade do local.
“Nós queremos uma posição para saber como será feita essa desapropriação. Não estamos preocupados com a indenização e sim com o deslocamento, para onde é que vamos?, porque a gente só vê informação pela internet e merecemos respeito”afirmou a moradora.
Zé Neto explicou que a primeira etapa é de delimitação do espaço do aeroporto, para depois fazer, em conjunto com o Município e o Estado, um trabalho com assistentes sociais para saber o que será desapropriado. Ele disse ainda que será realizada uma audiência pública para resolver essas questões.
“Nem todo mundo que está dentro da área será desapropriado. Coloquem as insatisfações de vocês por escrito, se for possível, e levem para gente”, pediu.
A presidente do sindicato dos agricultores de Feira de Santana, Conceição Borges disse não ser contra o desenvolvimento da cidade, através da ampliação do aeroporto, mas que não quer que famílias saiam de suas terras sem garantias.
“Se o Estado vai tirar o povo de suas casas, ele tem que saber o que fazer. Nós estamos propondo um cadastramento dessas famílias porque quem for trabalhador rural, o governo vai ter que desapropriar áreas para reassentar essas famílias”, ressaltou Conceição.
Liberação de recursos da garantia safra
Conceição Borges também entregou ao deputado Zé Neto um documento com o pedido de liberação imediata dos recursos do garantia safra. Zé Neto afirmou que o encaminhamento para o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florêncio, será feito ainda na tarde de hoje. As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade