Ilani Silva

O riacho que corta o bairro Feira X, de Feira de Santana tem sido utilizado como esgoto sanitário por alguns moradores da cidade. O problema maior é que a água contaminada com dejetos deságua diretamente no rio Jacuípe e vem prejudicando a população do distrito de João Durval Carneiro e principalmente os pescadores da região.

Segundo, Jurandy Carvalho Cerqueira, integrante da Associação de Produtores Rurais e Pescadores do distrito, já foi solicitada ajuda do Ministério Público para que o problema seja resolvido.

“Entramos com uma ação no último dia 29, pedindo providencias, e esperamos que a Secretaria do Meio Ambiente venha a notificar as pessoas que estão canalizando a rede de esgoto no riacho”, disse.

Ele também comentou que a poluição prejudica a todos, pois o rio Jacuípe deságua no rio Paraguassu e a água deste é devolvida as residências em forma de bebida, serviços de cozinha e banho.

“Nós sobrevivemos de pesca, há pontos próximo a ponte que tem tanto lixo que a água não consegue respirar”, contou.

De acordo com Jurandy Cerqueira, a Secretaria do Meio Ambiente recebeu um ofício da associação em dezembro do ano passado, fez o levantamento do diagnostico do local, mas o problema não foi resolvido. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade