Laiane Cruz

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação está mais cara. Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito determinou o aumento das horas-aulas práticas para quem pretende tirar o documento. A medida passou a valer desde segunda-feira (1º). Por causa das mudanças, o Sindicato das Autoescolas e do Centro de Formação de Condutores anunciou que o valor da alteração vai variar entre R$ 300 e R$ 500.

As aulas práticas para quem pretende tirar a categoria B passaram de 20 horas/aula para 25 horas/aula, das quais cinco serão à noite. Para adicionar a categoria A (moto) à CNH, o candidato terá que fazer no mínimo 15 horas/aulas práticas, sendo três pela noite. Já os motoristas que quiserem acrescentar a categoria B terão que completar 20 horas/aula.

De acordo com o coordenador da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Silvio Dias, a expectativa é que os candidatos tenham uma melhor formação e que haja o aumento da segurança no trânsito.

“Essas 5 horas/aula a autoescola pode substituir quatro delas pelo simulador, que vai trazer algumas condições adversas, como chuva e noite, e com isso a pessoa não precisa ir exatamente para a rua para realizar as aulas noturnas”, afirmou o coordenador da Ciretran.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.