Laiane Cruz
Técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e o deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, fizeram uma visita técnica na manhã desta sexta-feira (4) à obra da Lagoa Grande, em Feira de Santana. O objetivo era conversar com as pessoas da comunidade, avaliar o andamento das etapas de construção e definir prazos de entrega.
O diretor da Conder, Deusdete Fagundes, informou que restam ainda duas etapas da obra a serem concluídas: a terceira e a quarta etapas. A terceira etapa, que é a de urbanização da lagoa, custou em torno de 21 milhões de reais, e a previsão é que em janeiro ou fevereiro ela esteja concluída.
“A terceira etapa é uma obra de urbanização, implantando equipamentos de ginástica, parque infantil, quadra, campo de futebol, ciclovias, pista para caminhadas, para tornar-se um ambiente muito agradável que vai ofertar para a cidade um espaço de lazer e entretenimento muito grande. A conclusão dessa obra vai coroar essa ansiedade, essa necessidade”, afirmou o diretor da Conder.
A quarta e última etapa é a de saneamento, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2017. O diretor da Conder explica que nesta fase serão feitos aproximadamente 35 quilômetros de rede de esgotamento sanitário. Além disso, algumas ruas serão beneficiadas com drenagem e pavimentação.
“São obras importantes que somam no seu total aproximadamente 50 milhões onde nós temos envolvidos recursos do governo federal e uma contrapartida do governo do estado. Obviamente nós temos aqui uma situação onde a topografia, que é plana, somada com a ocupação desordenada das habitações em torno da lagoa, tudo isso contribui para os alagamentos. Aquilo que o projeto vai contemplar vai ter funcionalidade, vai melhor o fluxo de drenagem de águas pluviais”, informou Deusdete Fagundes.
O deputado Zé Neto afirmou que toda a obra foi feita dialogando com as pessoas da comunidade. Segundo ele, havia algumas reclamações acerca de alagamentos nas ruas ao redor da lagoa, mas que com a obra de escoamento, a situação melhorou.
“Depois que foi feita a parte de sangradouro e tudo o que foi arrumado, nós melhoramos muito aqui. Esse ano choveu forte e não teve esse alagamento que teve em outros anos. No período da construção quando tinham algumas situações que não foram resolvidas, realmente pode ter criado algum transtorno. Mas hoje temos já pronto todo o escoamento tranquilo e resolvido. Mesmo assim, trouxemos aqui os técnicos para ver de perto todas essas ruas”, afirmou Zé Neto.
O deputado diz que outro aspecto da visita foi definir uma data de entrega da etapa que está em curso, que é a terceira etapa, de urbanização.
“Temos que definir uma data de entrega dessa penúltima etapa vendo a parte de iluminação, de lixeiras, equipamentos pra exercícios físicos, as obras dos quiosques para que a prefeitura faça a licitação e veja a possibilidade da Euterpe, que é uma entidade filantrópica ocupando um desses espaços. Eu espero que a penúltima etapa esteja pronta até o próximo mês, porque inclusive as pessoas já estão utilizando, já o grande ponto de encontro da cidade”, disse.
Ainda de acordo com Zé Neto, ele conversou com alguns ciclistas, motociclistas e donos de carros antigos, que pediram para fazer ali um espaço de eventos. Foi construído também um posto policial, que fica no lado esquerdo da lagoa.
“Agora nós estamos discutindo a iluminação desse espaço, e eu espero que nos próximos dias essa lagoa seja entregue. Nós tiramos da lagoa 846 famílias. 626 foram para um conjunto residencial, construído para esse fim no bairro Santo Antônio, as demais foram indenizadas. Agora, até abril cerca de sete mil famílias ao redor da lagoa vão receber saneamento básico, e isso vai dar o tom de uma recuperação ambiental, humana, pois essa lagoa é o maior patrimônio que nós temos em Feira de Santana reconstruído e ampliado nos últimos anos”, declarou.
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.






