Andrea Trindade
Católicos de Feira de Santana acordaram cedo na manhã desta quinta-feira (30), feriado, para confeccionar os tradicionais tapetes em comemoração ao Corpus Christi (Corpo de Cristo).
Desde às 3h20, o fiel Pedro Regis chegou à avenida Senhor dos Passos, centro da cidade, para ajudar na confecção dos tapetes, geralmente feitos com borra de café, serragens coloridas e outros materiais. Em entrevista ao programa Acorda Cidade, ele informou que neste ano o bispo emérito Dom Silvério de Albuquerque, que morreu na última terça-feira (28), será mais uma vez homenageado. No ano passado a homenagem foi em comemoração aos 95 anos de vida do religioso.
A celebração foi decretada em 1264 pelo Papa Urbano IV.
O arcebispo metropolitano, Dom Itamar Vian, destacou a presença dos fieis de todas as idades logo cedo na avenida e divulgou a programação das celebrações, na cidade.
“Mais uma vez, Feira de Santana vive um dia de muita fé. Às 8:30 inicia uma missa na Praça Padre Ovídio, que será transmitida pela Rádio Sociedade AM e terá a participação de 14 paróquias da cidade, em seguida haverá uma procissão que percorrerá as avenidas Presidente Dutra e Senhor dos Passos e a rua Conselheiro Franco. Após a procissão haverá a benção do Santíssimo Sacramento e posteriormente será lançado o livro Papa Francisco: Vida e missão”, disse.
Dom Itamar explicou que o Corpus Christi é uma manifestação pública da fé católica na presença de Jesus na hóstia consagrada: “Jesus instituiu o padre, o sacerdócio e a eucaristia na quinta-feira da Semana Santa, mas como a Semana Santa é um tempo de silêncio, sem manifestações públicas, a igreja instituiu uma outra data que é sempre numa quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade”.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade