Feira de Santana

Suspensão do IPTU tem parecer favorável do Ministério Público

Assinado pelo procurador-chefe de justiça adjunto, Geder Luiz Rocha Gomes, o parecer faz considerações que apontam a possibilidade de suspensão da Lei Municipal 3.429/13.

Andrea Trindade

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida contra o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Feira de Santana teve o parecer favorável do Ministério Público Estadual (MPE/BA).

Assinado pelo procurador-chefe de justiça adjunto, Geder Luiz Rocha Gomes, o parecer faz considerações que apontam a possibilidade de suspensão da Lei Municipal 3.429/13, que autorizou o reajuste do imposto. 

De acordo com o advogado Rogério Andrade, o processo ainda não foi julgado. O próximo passo, segundo ele, será o parecer da Procuradoria do Estado e depois o julgamento do pedido de suspensão da Lei Municipal pelo Tribunal da Justiça.

Para o procurador, o aumento promove “graves danos aos cidadãos do município de Feira de Santana”. A ação foi movida pelo deputado federal Fernando Torres (PSD).

No dia 13 de maio deste ano, a 21ª Promotoria de Justiça de Feira de Santana instaurou um inquérito civil contra o reajuste do imposto, com a finalidade de atuar em defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa. Milhares de contribuintes não aceitaram o aumento considerado extremamente elevado e pediram a revisão dos valores.

A Secretaria da Fazenda do Município promoveu um mutirão de revisão, mas a população ainda insatisfeita aguarda a suspensão da cobrança com aumento. Em 2013 o montante atingiu pouco mais de R$ 21 milhões. Este ano, até o final do mês de maio, a receita com o IPTU já passa dos R$ 30 milhões, segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação.

Estes números e os demais, referentes ao 1º quadrimestre do ano, foram detalhados pelo secretário da Fazenda, Expedito Eloy, em uma audiência de avaliação que é realizada a cada quatro meses pela Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores.
 

Leia também:

Reajuste do IPTU pode causar problemas à prefeitura de Feira de Santana

Arrecadação do IPTU 2014 de Feira de Santana deve dobrar em relação ao ano passado

MP apura responsabilidade da Prefeitura de Feira de Santana no aumento do IPTU