Daniela Cardoso

Muitas pessoas não sabem como proceder quando se envolvem em um acidente de trânsito. Equivocadamente, algumas pessoas acham que devem deixar o veículo no local onde aconteceu o acidente, porém o superintendente de trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Francisco Junior, esclarece que essa não é a atitude correta.

De acordo com ele, deixar o veículo no local do acidente, pode provocar novos acidentes. Francisco Junior diz que esse é um problema frequentemente flagrado nas ruas de Feira de Santana. “Já vi diversas situações de outros veículos reduzirem a velocidade para observar o acidente e ocorrer novas colisões. Existem relatos mais graves até de atropelamentos de policiais, socorristas e de pessoas envolvidas no próprio acidente”, alertou.

“Muitas pessoas pensam que devem deixar o veículo no lugar para que os agentes de trânsito vejam, mas não é correto. O agente só coloca no relatório a versão das pessoas envolvidas no acidente e o que eles observam no veículo, que são os pontos de impacto”, acrescentou Francisco Junior.

O superintendente do SMT explicou que existem diferenças de procedimentos em acidentes com e sem vítimas, porém em todos os casos, os veículos envolvidos no acidente devem ser retirados da via, assim que possível, para desobstruir o trânsito e evitar novos acidentes.

“Quando ocorre um acidente de trânsito sem vítimas, as pessoas devem retirar o veículo do local. Em casos de acidentes com vítima, devem esperar que todos sejam socorridos, para só depois fazer a retirada do veículo. Em casos de acidentes com vítima fatal, é necessário aguardar que o Departamento de Polícia Técnica (DPT) faça todos os procedimentos, para só então retirar o veículo da via”, explicou Francisco Junior.

Ele ainda destacou que em casos de qualquer acidente com vítimas, seja fatal ou não, o veículo deve ser encaminhado para o pátio da SMT para ser periciado pelo DPT e só depois ser liberado.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade