Ney Silva
Sanitários sujos e com pisos quebrados, galpão de frutas e verduras com restos de alimentos espalhados pelo chão além da insegurança e prostituição. Essa é a situação do Centro de Abastecimento de Feira de Santana. Considerado um dos maiores locais de comercialização de hortifrutigranjeiros e cereais do Nordeste, o centro está com aspecto de abandono.
A posição do governo municipal. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, secretaria responsável pela administração do Centro de Abastecimento reconhece que a situação é muito grave. Tão grave que ele transferiu o gabinete neste mês de outubro para o centro e decidiu que no mês de novembro vai continuar por lá. “Os problemas não são poucos. Senão eu não estaria por aqui. São muitos”, disse.
Magno informou que os banheiros estão desgastados e sujos por conta da ação de vânda-los e marginais. “tem pessoas que destroem os banheiros jogando latas de cerveja para entupir o sanitário”, informou. Ele disse que o funcionário que toma conta do banheiro não tem como resolver a situação porque essas pessoas podem estar armadas colocando assim em risco a integridade física do funcionário público.
Sanitários transformados em locais para prática de sexo
A reportagem do Acorda Cidade constatou a precária situação dos sanitários públicos do Centro de Abastecimento. Pisos quebrados ocasionando ferimentos nos usuários que acabam se acidentando com cortes nos pés, descargas e torneiras quebradas e arrancadas e muita sujeira. Existem quatro sanitários que estão fechados e os demais em péssimo estado de funcionamento.Para piorar a situação, a prática do sexo livre á noite se tornou rotina. Os usuários de drogas e marginais entram pelo teto e utilizam esses espaços.
O secretário Magno Felzemburg informou que a Prefeitura vai fazer o gradeamento do teto dos sanitários para tentar resolver essa situação. Ele informou que já solicitou apoio do coronel Gondim do CPRL para colocar policiamento. “A entrada e saída de marginais e traficantes se transformou em rotinha por aqui”, afirmou.
Ele disse ainda que o governo municipal está buscando apoio de agências bancárias para fazer investimentos no Centro de Abastecimento. Uma das providências será o gradeamento do entorno daquele entreposto comercial. Ontem(27), o prefeito Tarcizio Pimenta já anunciou em nota da Secom -Secretaria de Comunicação que em 60 dias poderá concluir o projeto de reestruturação.