A Prefeitura de Feira de Santana solicitou ao Governo do Estado um estudo técnico para direcionar as obras de recuperação de um trecho do passeio da Avenida Sérgio Carneiro. A área foi comprometida após o surgimento de uma cratera. O pedido, realizado no último mês de abril, foi feito pela Superintendência Municipal de Operações e Manutenção (Soma).
A informação foi confirmada ao Acorda Cidade na última sexta-feira (9) por João Vianey, superintendente da Soma. Segundo ele, o município fez algumas intervenções na área para conter o aumento do buraco, mas, por se tratar de um trecho que faz parte da BA-503, uma rodovia estadual, a prefeitura teve que acionar a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Sit), órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).
“Nossas equipes, juntamente com as da Seplan [Secretaria de Planejamento de Feira de Santana], visitaram o local e fizeram a avaliação daquele ponto. Enviamos esse documento solicitando os estudos previstos não só para aquele ponto, mas para toda a extensão da via, porque ali temos um afluente [curso de água] da bacia do rio Pojuca”, disse Vianey.
Vianey afirmou que o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), conversou diretamente com o superintendente da Seinfra sobre o assunto, pois, apesar de grave e de oferecer alto risco para quem passa pelo local, a intervenção para solucionar o problema é de inteira responsabilidade do Governo do Estado.
“O município, em vários momentos, fez ações de tapa-buracos, mas, por se tratar de uma obra de maior porte, estamos aguardando essa devolutiva por parte da Seinfra e da Sit, para que o município possa fazer sua parte, entendendo o que o Estado vai fazer e colaborando no que for possível”, disse Vianey, após afirmar que ainda não há previsão de quando o Governo do Estado fará uma intervenção no local.
Outros pontos
O superintendente da Soma aproveitou a entrevista ao Acorda Cidade para esclarecer ações do órgão em outras áreas do município que sofrem com alagamentos nos períodos mais chuvosos do ano. Vianey dividiu os trabalhos em dois grandes grupos de ações: Zona Rural e Área Urbana.
Zona Rural
Área do município que naturalmente possui diversas estradas vicinais [geralmente sem pavimentação asfáltica] que sofrem mais com a degradação do solo. É comum ouvir de moradores da zona rural de Feira de Santana relatos de problemas como buracos, erosões e lama.
“Nossas equipes estão mobilizadas fazendo esses atendimentos. Obviamente, enquanto está chovendo, a gente não consegue fazer uma atuação efetiva, mas vamos conseguindo atender. O serviço de cascalhamento que foi feito, as passagens molhadas, garantem uma trafegabilidade maior. Mas é importante pedir atenção: nesses pontos que têm erosões, geralmente há material mais solto, então existe risco de atolamento”, disse Vianey.
Área Urbana
Parte do município que contém um grande número de ruas calçadas e/ou asfaltadas, mas que ainda sofrem com problemas como alagamentos, esgotos correndo livremente nas ruas e trechos sem pavimentação.
“Temos várias degradações de redes, algumas tampas que são removidas com o objetivo imediato de aumentar o escoamento, achando que, ao tirar uma grelha, a água vai escoar melhor. Agora temos equipes fazendo esse trabalho em algumas situações mais críticas”, disse o superintendente.
Prestação de contas
João Vianey apresentou uma espécie de balanço das ações que a Soma vem realizando em diversas regiões da cidade que enfrentam problemas antigos, velhos conhecidos dos moradores. Confira abaixo:
🚫Obra na Rua Comendador Gomes – Bairro Tomba
“Houve uma ruptura de uma rede da Embasa. Estivemos no local e fizemos a sinalização. A SMT [Superintendência Municipal de Trânsito] está lá desde o final da manhã, fazendo os estudos com as alternativas possíveis de tráfego, melhorando a sinalização, especialmente à noite. Agora vem o final de semana, e é uma intervenção que vai durar alguns dias pela profundidade e características da rede.”
💧Drenagem da Rua Olney São Paulo – Bairro Aviário
“Fizemos uma intervenção no passado com vários reparos, uma ação bem ampla. Já temos alguns estudos. O prefeito já havia solicitado avaliações da via. Inclusive, já fizemos algumas inspeções de material. Existem segmentos mais críticos, exatamente porque o subleito é muito ruim. Estamos estudando essa condição para realizar a obra dentro do plano de drenagem.”
🚘Duplicação da Avenida Artêmia Pires – Bairro Sim
“A respeito da duplicação, já temos um projeto pronto. A Seplan está fazendo avaliações de ajustes de drenagem e adequação do terreno. Tivemos uma licitação no ano passado referente a um segmento inicial, mas agora o prefeito já definiu que será feita a licitação para toda a extensão da via, já com a drenagem das transversais completa.”
Leia também:
Cratera destrói parte da Avenida Sérgio Carneiro em Feira de Santana
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Jaqueline Ferreira
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram