Feira de Santana

SMTT apreende 20 vans do transporte alternativo de Feira de Santana

Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, as vans não podem atuar no centro da cidade ou locais que possuem linhas de ônibus

Laiane Cruz

Vinte vans que fazem linha para os distritos de Feira de Santana foram apreendidas na manhã desta quarta-feira (9) por fiscais da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Os veículos, segundo os agentes do órgão, estavam atuando irregularmente nos locais proibidos pelo órgão.

Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, as apreensões ocorreram durante uma fiscalização de rotina. Segundo ele, as vans têm horário definido para circular e não podem atuar no centro da cidade ou nos locais que possuem as linhas exclusivas de ônibus. “Quando o fazem, estão irregular e a legislação os alcançam”, enfatizou o secretário.

Ele informou que foi aberto um procedimento e cada proprietário de van poderá exercer a sua defesa. “Nós analisamos com base nas provas, fotos e vídeos, e deliberamos. A partir dessa deliberação cada um sabe o que deve fazer. Caso sejam infratores, a legislação será aplicada. Se é a primeira vez, a legislação manda que a multa seja no valor de 2 mil reais, se for reincidente será R$ 2.500 e 30 dias de apreensão, se for a terceira vez R$ 3.500 e mais 60 dias de apreensão. Tudo isso está na legislação municipal”, afirmou.

Com relação a paradas e subidas de passageiros, o secretário Pedro Boaventura afirmou que os proprietários de vans são conhecedores da legislação municipal e da liminar expedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que autoriza as apreensões em caso de descumprimento da regra.

O presidente da Coopetrafs, José Vicente, que representa as vans distritais, disse que pretende continuar o diálogo com a secretaria, mas que falta bom senso por parte do órgão e dos agentes fiscalizadores.

“Eu respeito muito a opinião do poder municipal, mas é preciso que ele também entenda o que as vans fazem em Feira de Santana. Não tem como esses carros saírem dos distritos e não coincidirem com os roteiros dos ônibus. Isso é uma rotina que vem há mais de 25 anos em Feira. O que está faltando é bom senso por parte da secretaria e das empresas”, afirmou José Vicente.

Ele disse que é que comum uma van ao deixar o passageiro em um ponto de parada, pegar outro que queira seguir no roteiro.

“Se uma van sai do Km 13 e vai descer na Cidade Nova, eu não vou deixar o passageiro em qualquer lugar, vou deixá-lo em um lugar onde ele se sinta seguro, no ponto de parada dos transportes coletivos, e quando a gente para, existe a possibilidade de outro passageiro querer pegar o carro para seguir o destino e eu não vou fechar a porta de maneira nenhuma”, explicou o presidente da Coopetrafs.

José Vicente disse ainda que alguns fiscais confundem o transporte irregular com regular e maltratam os permissionários das vans.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.