Andrea Trindade
O trânsito de Feira de Santana sempre foi alvo de reclamações tanto de pedestres como de condutores de veículos. As reclamações vão desde má sinalização e carros estacionados em fila dupla, a imprudências.
Para organizar o fluxo de veículos e educar as ações das pessoas no trânsito, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) iniciou blitzes diárias no períodos da manhã das 7 às 10h30 da manhã e à tarde, das 15 às 18h, com a participação de agentes de trânsito, fiscais de transportes, Guarda Municipal e Polícia Militar.
De acordo com o superintendente interino, tenente Binho, o estacionamento de veículos em fila dupla é um dos principais problemas da fluidez do trânsito na cidade. Ele cita as ruas J.J. Seabra, Marechal Deodoro, Desembargador Filtinto Bastos, a avenida Getúlio Vargas e a Praça da Bandeira, como as mais críticas.
Segundo ele, para contribuir para uma boa fluidez no trânsito alguns radares serão retirados, e se necessário recolocados em locais onde realmente precisam. Além disso, alguns retornos da avenida Getulio Vargas serão fechados para evitar engarrafamentos.
O superintendente esclareceu que inicialmente a campanha é educativa e os condutores não estão tendo os veículos removidos pela SMT. Ele informou também que a campanha será estendida a comerciantes que usam espaços públicos, como se fossem privados para estacionamento de clientes e funcionários. “Vamos retirar todos os cones, placas e cavaletes que eles colocam para guardar vagas para si mesmos”, informou.
O secretário de Transportes e Trânsito Ebenezer Tuy, informou que o objetivo das blitzes é, além de orientar a população para o cumprimento do Código Brasileiro de Trânsito, adotar medidas preventivas e educativas, conscientizando os motoristas. “Mais adiante, num futuro próximo, estaremos notificando os infratores”, disse o secretário.
Com informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade