Daniela Cardoso

 
A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) está fazendo alterações no sistema de sinalização horizontal e vertical, além de colocar novos radares em pontos estratégicos de Feira de Santana. O superintendente do órgão, Denílson Santiago, explicou que as mudanças no sistema de sinalização estão acontecendo desde o ano passado.
 
“O prefeito Tarcízio Pimenta determinou desde o final de 2011 que todo centro comercial fosse sinalizado e que fosse feita a verificação na sinalização vertical e horizontal. Iniciamos no mês de outubro, tivemos uma chuva que atrapalhou os serviços, mas hoje a Senhor dos Passos, a João Durval e a Maria Quitéria estão com os trabalhos iniciados. Em breve vamos começar os serviços na Presidente Dutra”, informou.
 
Denílson Santiago falou também sobre a reclamação de um ouvinte com relação a marcações de velocidades diferentes em uma determinada avenida. Ele disse que a situação será regularizada. “A colocação dos foto sensores vai disciplinar a via em uma única velocidade. Hoje está se encontrando na parte vertical uma informação ou na parte horizontal outra, mas a empresa licitada está providenciando a regularização”
 
De acordo com o superintendente, no ano de 2011 o índice de acidentes em determinadas vias como, por exemplo, a avenida João Durval e a rua Olímpio vital,  foi considerado alto, inclusive com o registro de uma vítima fatal. Nesses locais foi colocado controladores de velocidade.
 
Engarrafamentos 
 
Para solucionar o problema dos engarrafamentos e lentidão na pista em alguns pontos da cidade, Denílson Santiago afirmou que uma das soluções é a operação que cria a pista de aceleração e desaceleração.
 
“Isso consiste na mudança da primeira entrada a direita que tornar-se contra mão. Causa um pouco de transtorno para quem não está acostumado, mas em pouco tempo todos irão perceber que essa mudança trará benefícios”, disse.
 
O superintendente ainda anunciou que haverá uma grande intervenção na avenida José Falcão com a colocação de semáforos.
 
Reclamações 
 
Essas alterações, na sinalização da cidade, vêm deixando algumas pessoas insatisfeitas, como é o caso do aposentando Valmir Costa. Ele se disse preocupado com as mudanças.
 
 “Ficamos preocupados em virtude do que ocorre no sistema de trânsito de Feira. Um exemplo é quando a pessoa sai da avenida Noite Cerqueira com sentido ao centro da cidade. Ao subir no viaduto a sinalização marca 60 km, e continua assim até a pessoa chegar a sinaleira em frente ao Hospital Emec, onde a velocidade muda para 50 km. Se a sinaleira tiver aberta a pessoa vai passar com os 60 km, porque veio com essa velocidade durante o percurso. Isso induz a pessoa a cometer uma infração”, exemplificou.
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade