Feira de Santana

Sistema sustentável que usa radiação solar é apresentado em palestra

A biotecnologista Anna Luisa apresentou um equipamento, o Aqualuz, que foi criado por ela e que já pode ser adquirido por orgãos municipais e empresas.

Ney Silva

Um sistema de filtragem sustentável em cisternas, através da radiaçao solar, foi apresentado durante uma palestra proferida pela biotecnologista Ana Luisa Beserra. O evento teve a participaçao do secretário de agricultura, Joedilson Freitas, e de pessoas interessadas no assunto.

A biotecnologista Anna Luisa apresentou um equipamento, o Aqualuz, que foi criado por ela e que já pode ser adquirido por orgãos municipais e empresas. Ela explicou como funciona o equipamento. "O equipamento é um dispositivo para fazer a potencialização de água de cisterna, que recebe a água de chuva e que usa apenas a luz solar. É uma tecnologia que nao usa placa solar nem energia e fazemos o uso direto da luz solar", afirmou.

Segundo ela, com o aqualuz se faz um processo de desinfecção solar da água, e o equipamento tem uma tampa transparente que permite a passagem da radiação solar.

Como nasceu a ideia

De acordo com Anna Luisa, que é cientista e teve seu trabalho reconhecido pela Onu, a ideia de criar o aqualuz surgiu quando ela era estudante de ensino médio e tinha 15 anos. "Eu tinha vontade de ser cientista e foi minha grande oportunidade de participar do prêmio jovem cientista do CNPQ, com uma ideia de atender o semiárido com água potável", disse.

Segundo a cientista, vem havendo interesse pelo aqualuz e algumas propostas estão surgindo para aquisição do aparelho. "Nosso objetivo com esse projeto é fazer com que pessoas se inspirem a ter ideias de inovações social", afirmou Anna Luisa.

A palestra dela foi no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. O secretário municipal de agricultura, Joedilson Freitas, se mostrou interessado pelo aqualuz. "O equipamento tem uma característica em dar uma qualidade à agua. Então quando você oferece uma tecnologia dessa ao homem do campo é algo louvável e vamos avaliar", afirmou.

Durante a palestra, Joedilson Freitas convidou Anna Luisa a apresentar o aparelho durante a expofeira, que ocorrerá de 1 a 8 de setembro. Ele informou ainda que vai conversar com a cientista pra ver se será possível a viabilidade para a Prefeitura adquirir o equipamento.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários