Naiara Moura
Com a facilidade em adquirir camisas com as cores da Prefeitura de Feira de Santana (PMFS), mototaxistas clandestinos utilizam fardamento idêntico ao dos credenciados. Segundo Luis Santana, presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Feira de Santana, os órgãos responsáveis como o Procon, o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito já foram notificados sobre a situação e não tomaram providências.
“Isso confunde ao usuário que, normalmente, não presta atenção se é o regulamentado ou não. O perigo para a população é que já aconteceram furtos e roubos praticados por pessoas que usavam essa camisa, e justamente isso vem denegrindo a imagem da categoria”, relata.
Além do risco oferecido a população, os mototaxistas irregulares causam prejuízo à classe. “Uma vaga custa 10.202 reais, o mototaxista compra a motocicleta, padroniza, tem gastos com documentação. É um custo muito grande para uma categoria que é tão carente”, informa o sindicalista.
Conforme o presidente do sindicato, há 500 mototaxistas legalizados e 360 associados em Feira de Santana. “O problema maior é que existe aluguel de vagas e quem aluga nem sempre procura informações sobre as pessoas para quem alugam essas vagas, pra saber se são pessoas sérias e comprometidas”, completa.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade