Sindicato dos Bancários une Outubro Rosa e Novembro Azul em palestra sobre prevenção e cirurgia robótica
Foto: User14889386/Freepik

O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realiza no dia próximo dia 6 de novembro, às 18h, na Faculdade Anísio Teixeira (FAT), uma palestra com o tema “Preconceito mata. Informação quebra o tabu e salva vidas”. O evento abordará a prevenção do câncer de mama e o tratamento do câncer de próstata com cirurgia robótica, com os médicos Flávio Amorim, mastologista e ginecologista-obstetra, e Nilo Jorge Leão, urologista, uro-oncologista e especialista em cirurgia robótica.

Segundo Edmilson Cerqueira, diretor de comunicação do sindicato, a iniciativa une as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O objetivo é promover conscientização sobre dois tipos de câncer que continuam entre os que mais afetam a população.

“O Sindicato dos Bancários, além de defender a categoria, também se preocupa com os indivíduos. O câncer de mama e de próstata são os que mais matam, principalmente o de próstata entre os homens, por isso resolvemos promover duas palestras na mesma noite.”

Ao Acorda Cidade, Edmilson destacou que o preconceito ainda é uma barreira para a prevenção, especialmente entre os homens.

Sindicato dos Bancários une Outubro Rosa e Novembro Azul em palestra sobre prevenção e cirurgia robótica
Edmilson Cerqueira | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Muitas mulheres morrem porque não fazem esse tipo de exame que detecta o câncer de mama, que é muito silencioso. E principalmente os homens enfrentam o problema do preconceito, aquelas brincadeiras que afastam a pessoa, a própria vergonha e tudo mais, acabam não fazendo. Então, são temas que realmente têm matado muito, tanto mulheres quanto homens. E aí nós vamos promover isso para que as pessoas tenham mais consciência e os palestrantes, que são dois grandes profissionais, possam orientar, mostrar o caminho, como é que se deve se prevenir para não ser pego de surpresa.”

Os convidados foram escolhidos pela experiência e reconhecimento profissional. O diretor reforçou que Flávio Amorim é professor da Unex e tem um currículo vasto, inclusive com vínculo em Harvard. Já Nilo Jorge Leão, ele e o pai são pioneiros em cirurgia de próstata por robótica, uma modalidade moderna e eficaz no tratamento de câncer.

O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrições pelo Instagram do sindicato. As vagas são limitadas a 300 pessoas. Edmilson adiantou que Nilo Jorge, que também é coordenador de uro-oncologia do Hospital Mater Dei, informou que trará novidades para a medicina em Feira de Santana, após a recente compra do Hospital Emec.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.