Daniela Cardoso e Ney Silva
Como lidar no atendimento de crianças com câncer e de forma multidisciplinar envolvendo profissionais de varias áreas. Esse foi o objetivo do 1º Simpósio sobre terapia em paciente oncológico pediátrico, realizado na sexta-feira (19) e neste sábado (20) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Promovido pelos alunos do 8º semestre do curso de Farmácia, o simpósio teve a participação de 170 pessoas, incluindo estudantes de enfermagem, odontologia, medicina e psicologia. A presidente da comissão de formandos do curso de farmácia, Thiara Ravena, ressalta que é difícil se trabalhar com crianças que tem câncer pelo fato de não envolver só a criança, mas toda a família.
Na opinião de Thiara Ravena, o simpósio foi importante e os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre como lidar com os pacientes. "O que a gente queria saber era como acontece esse trabalho entre um médico e um farmacêutico, um pediatra e um nutricionista", disse Thiara.
Segundo ela, atualmente todo o trabalho de atendimento aos pacientes com câncer é centrado no médico e foi bom trazer esses outros profissionais para mostrar que os demais profissionais têm participação importante.
Na manhã deste sábado ocorreram minicursos nos módulos 1, 2 e 6 com várias abordagens multidisciplinares.


