Revitalização

Sesp replanta palmeiras na avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana

As árvores melhoram a qualidade de vida das pessoas, oferecem sombra, contribuem para purificar o ar e controlar a temperatura.

 Foto: Apolo Rocha
Foto: Apolo Rocha

Dezesseis novas palmeiras, da espécie conhecida como rabo-de-peixe, espinha-de-peixe ou escariote, foram plantadas na avenida Presidente Dutra, entre a praça do Caminhoneiro e o cruzamento com a rua Castro Alves. Substituíram as que, por motivos diversos, morreram nos últimos anos.

Na próxima intervenção, segundo o diretor do Departamento de Áreas Verdes do município, João Falcão, serão plantadas palmeiras da espécie imperial. Até a altura do cruzamento com a avenida João Durval Carneiro, serão, ao todo, 47 novas árvores. O órgão é da estrutura administrativa da Secretaria de Serviços Públicos.

Com mais de dois metros de caule, as novas árvores, explica o diretor, que é agrônomo, estão no tamanho ideal para serem plantadas.

“As covas estão no tamanho adequado, cerca de 60 centímetros de raio, e o solo foi corrigido com calcário e recebeu adubação com NPK (nitrogênio, fósforo e potássio)”, afirmou João Falcão. Em cerca de um mês, as plantas começam a enraizar. O projeto, segundo ele, é substituir as árvores que morreram.

Ele disse que covas mais largas – inclusive as já existentes ganharam o novo formato – vão favorecer o desenvolvimento das plantas, porque passarão a captar mais água das chuvas e melhorar a respiração, que a camada de asfalto, bem próxima ao tronco, estava dificultando.

Adultas, a espécie atinge mais de 15 metros de altura. É usada em paisagismo devido à sua beleza e resistência. São mais de 150 palmeiras na avenida Presidente Dutra, uma das mais movimentadas da cidade.

As árvores melhoram a qualidade de vida das pessoas, oferecem sombra, contribuem para purificar o ar e controlar a temperatura, entre outras atribuições. João Falcão disse que, periodicamente, técnicos da Prefeitura fazem o acompanhamento do desenvolvimento e das situações fitossanitárias das palmeiras.

Com informações da Secretaria Municipal da Comunicação Social de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.