Feira de Santana

Serviço de endemias intensifica combate ao Aedes Aegypti no verão

O coordenador de endemias da secretaria municipal de Saúde, Edilson Matos, diz que a população precisa ter mais cuidado para evitar os focos do mosquito.

Serviço de endemias intensifica combate ao Aedes Aegypti no verão Serviço de endemias intensifica combate ao Aedes Aegypti no verão Serviço de endemias intensifica combate ao Aedes Aegypti no verão Serviço de endemias intensifica combate ao Aedes Aegypti no verão

Daniela Cardoso e Ney Silva

Com a chegada do verão aumenta a possibilidade de intensificação dos focos do mosquito Aedes Aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. Para evitar o crescimento dos focos, o serviço de endemias está desenvolvendo ações em todo o município. Feira de Santana terminou o ano de 2018 com focos do Aedes Aegypti em 80% dos domicílios. O coordenador de endemias da secretaria municipal de Saúde, Edilson Matos, diz que a população precisa ter mais cuidado para evitar os focos do mosquito.

“Pedimos que os moradores redobrem os cuidados, pois a gente passa hoje e só vai passar novamente daqui a 45 dias. Então quem tem que tomar cuidado é o morador, pois o agente não vai estar lá durante o tempo todo. O que o agente faz é passar as recomendações, faz a parte educativa explicando o que pode se tornar um possível criadouro para a pessoa redobrar os cuidados”, afirmou.

Entre os cuidados que a população deve ter ele destacou não deixar os tanques de água descobertos, emborcar garrafas ou qualquer outro recipiente que possa acumular água parada.

“Tem gente que viaja e deixa o tanque de lavar roupa tampado e com água, aquilo se torna um criadouro. Então a pessoa tem que redobrar os cuidados sempre. Chegou o verão, as temperaturas altas, o que é um risco”, destacou.

De acordo com Edilson Matos, Feira de Santana está numa situação boa, mas ainda assim é necessário redobrar os cuidados. Segundo ele, o setor de endemias está fazendo um trabalho constante de conscientização sobre os riscos do Aedes Aegypti. Entre as localidades com maior índice de infestação estão os distritos de Humildes, Matinha e Maria Quitéria e os bairros Ponto Central, Campo do Gado Velho e Caseb.