Laiane Cruz
A Vigilância Sanitária de Feira de Santana, em parceria com o Procon e o médico veterinário Erivaldo Nogueira, realizou na manhã desta sexta-feira (7) a Operação Pescado, no Centro de Abastecimento, visando fiscalizar os peixes e mariscos vendidos no local, em decorrência da grande procura para o consumo na Semana Santa.
De acordo com Késsia Carneiro, coordenadora da Vigilância Sanitária, o objetivo da operação é garantir a segurança do consumidor ao comprar tais produtos. “Estamos analisando a qualidade, o acondicionamento, e orientando os comerciantes e clientes que vêm aqui para comprar. Essa ação está começando hoje e vamos intensificar durante a semana, para garantir que a comunidade compre um peixe de qualidade”, informou.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, para os barraqueiros, a orientação é o manejo correto do peixe e o acondicionamento correto, como colocar em gelo. Já os clientes são orientados a observar as características dos peixes, como a coloração dos olhos e das guelrras. “Nós estamos com a equipe para apreensão do produto e emitir o auto de infração ao comerciante que está produzindo fora da legislação sanitária”, afirmou.
O fiscal do Procon Adonilson do Nascimento salientou que, além da qualidade dos produtos oferecidos no Centro de Abastecimento, o órgão observou também os pesos das balanças. Ele informou também que na semana passada os fiscais fiscalizaram os estabelecimentos da Rua Marechal Deodoro para averiguar as condições dos peixes e camarões vendidos no local, e não encontraram anormalidades.
“No entanto, observamos que várias mortadelas estavam com o prazo de validade vencido, tanto a defumada quanto a comum. Nós apreendemos, tiramos um auto de infração, e essas mortadelas foram descartadas no aterro sanitário”, pontuou.
Os supermercados, de acordo com Adonilson Nascimento, também já estão sendo fiscalizados. “Vamos dar continuidade porque são muitos na cidade. O consumidor quando encontrar irregularidades pode ligar para o Procon através do 3603-2800. Não precisa se identificar”.
O médico veterinário Erivaldo Nogueira ressaltou a importância dos cuidados ao comprar um peixe ou marisco, não só para a Semana Santa, como em qualquer época do ano. Conforme o profissional de saúde, é necessário verificar se o peixe está bem conservado na rede de frios.
“É preciso observar se ele é congelado ou fresco, se a musculatura está firme, os olhos e as guelrras têm que estar limpos e brilhantes, com um pouco de resistência ao tentar abri-las, as escamas bem aderidas, pois não podem ficar se soltando. Também a barriga do peixe não pode estar abaulada, abrindo, e o intestino não pode estar saindo. Se o peixe estiver com deformações é porque está estragado”, detalhou o veterinário.
Ele ressaltou ainda os riscos de comer mariscos de má qualidade. “Eles são muito perigosos. É preciso conhecer a idoneidade do vendedor, porque é muito mais difícil o cliente conhecer se está estragado ou não. E consumir um marisco ruim pode dar gastroenterites, diarreias e levar a pessoa à morte. Tem que ter muito cuidado e observar muito a conservação. E quanto ao camarão, tanto faz ser do criatório ou do mar, a qualidade é a mesma”.
Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.