Feira de Santana

Semana Global do Empreendedorismo aborda planejamento e criatividade

O palestrante da noite de segunda-feira, que abriu o evento, foi o secretário de Cultura e Cidadania da cidade de Medellín, na Colômbia, Jorge Melguizo. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele falou sobre como as ações voltadas para o empreendorismo criativo transformaram a cidade

Laiane Cruz e Ed Santos

Teve início nesta segunda-feira (21), em Feira de Santana, a Semana Global do Empreendorismo, promovido pelo projeto Feira Empreende, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

O coordenador do projeto, João Batista Ferreira, diz que o evento tem como objetivo principal despertar nos participantes a arte de empreender.

“A Semana Global do Empreendedorismo tem como objetivo despertar naqueles que querem e precisam melhorar de vida, de crescer o empreendedorismo dentro dele, que não é só pensar algo e fazer, é necessário primeiro planejar. A primeira foi realizada em 2015 e foi um sucesso. Essa vai ser ainda melhor porque está muito voltada para a área nas escolas, nas empresas, enfim, todas as áreas onde haja vontade de crescer”, afirmou João Batista.

Segundo ele, uma das opções de empreendimento que está em falta hoje em Feira de Santana é o turismo.
“Ontem nós tivemos um palestrante fantástico nessa área. Em Feira de Santana, nós vimos falando há muito tempo que nós não temos um turismo de passeio, de lazer, e precisamos incentivar em Feira de Santana o turismo de negócios”, disse.

O gerente regional do Sebrae, Isailton Reis, lembrou que uma das missões da organização e fomentar o empreendorismo no dia a dia das pessoas.

“A Semana é o momento de a gente trazer a importância de empreender no dia a dia. A questão do empreededorismo no Brasil é uma referência para o mundo, mas precisamos trazer para o brasileiro o planejamento, que é observar o ambiente, as oportunidades e a partir daí planejar o seu negócio”, salientou.

O palestrante da noite de segunda-feira, que abriu o evento, foi o secretário de Cultura e Cidadania da cidade de Medellín, na Colômbia, Jorge Melguizo. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele falou sobre como as ações voltadas para o empreendorismo criativo transformaram a cidade em uma referência para outros países ao reduzir os números da violência.

“Eu venho de Medelin, que é a cidade com a maior taxa de morte e violência no mundo, e nós conseguimos uma diminuição de 95% dos números da violência com uma intervenção muito forte na cidade com projetos integrados de todas as secretarias de Educação, Cultura e recuperação dos espaços públicos, além de impulsionarmos um sistema na sociedade, de inovação e empreededorismo. E Medelin é hoje a cidade com maior qualidade de vida no país e a que mais atrai pessoas de outros países à Colômbia. Esse é o resultado desse processo de desafio coletivo”, explicou o secretário.

Segundo ele, o Brasil precisa reconhecer suas potencialidades e aprender com outros países. “Creio que nos falta reconhecer muito as nossas opções criativas, nossos empreendimentos. Temos um potencial humano, cultural, natural e uma riqueza tremenda em nossos países latino-americanos, porém não sabemos aproveitar e explorar. Nós hoje temos que prestar atenção no que outros países estão fazendo em empreendimentos criativos e inovadores e aprender esses processos. E isso pode ser muito efetivo se formos capazes de aprender de outros”, ressaltou Jorge Melguizo.

Fotos: Ed Santos/ Acorda Cidade