Feira de Santana

Sem saber de adiamento beneficiários do Passe Livre voltam para casa sem serem atendidos

Inicialmente, a secretaria divulgou que o recadastramento seria no dia 3 de fevereiro, mas houve o adiamento para hoje (10). Porém, outro adiamento ocorreu, mas a nova data ainda não foi divulgada.

Daniela Cardoso
 
Cerca de 70 pessoas estiveram na manhã desta segunda-feira (10) na sede da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, em Feira de Santana, para fazer o recadastramento do Passe Livre, benefício que dá direito a gratuidade para idosos e deficientes ao transporte público. Inicialmente, a secretaria divulgou que o recadastramento seria no dia 3 de fevereiro, mas foi adiado para hoje (10). Porém, outro adiamento ocorreu, mas a nova data ainda não foi divulgada. 
 

 
Claudiana Silva Costa chegou à secretaria por volta das 4h30. Ela conta que essa já é a segunda vez que tenta fazer o recadastramento. “Eu acho que é uma falta de respeito com as pessoas. Minha filha tem que ir ao médico toda semana e eu preciso fazer o recadastramento. Tem muitas pessoas na fila e só queremos uma resposta”, afirmou. 
 
Gonçalo de Jesus, 69 anos, também saiu de casa cedo e ficou decepcionado por não conseguir fazer o recadastramento. “Saí de casa às 4hs da manhã e chegando aqui tinha esse aviso negativo. Parece que eles estão fazendo descaso com a gente. Viemos de longe e vão marcar nova data. Eles deveriam ter avisado com antecedência”.
 
Edvaldo Oliveira Costa, 70 anos, foi à secretaria fazer o recadastramento para uma filha, que é deficiente. Ele também já havia tentado o atendimento no dia 3 de fevereiro. “ Cheguei aqui outra vez e eles disseram que era dia 10. Eu vim andando do Alto do Papagaio, fui o primeiro a chegar na fila e vi esse aviso. Por que eles não avisaram antes?”, perguntou. 
 
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, informou ao Acorda Cidade que desde o dia 6 de fevereiro vem sendo divulgada a informação sobre a mudança de data para o recadastramento. Segundo ele, “esse adiantamento ocorreu porque a secretaria pretende melhorar a estrutura para oferecer um atendimento mais digno à comunidade. A nova data será divulgada assim que for definida”. 
 

 
José Carlos Barcelar, diretor de planejamento da SMTT, conversou com as pessoas que aguardavam na fila e confirmou a informação do secretário Ebenezer Tuy. Ele entende que as pessoas não compreenderam as informações e esclareceu que o passe não será bloqueado e que os idosos devem se dirigir até o terminal central para fazer o recadastramento. “Logo divulgaremos a nova data”, ressaltou.
 
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade