Feira de Santana

Secretário tira dúvidas sobre transporte público

As operadoras do transporte estão cientes que devem continuar recebendo os vales transportes, informou o secretário.

Naiara Moura

Desde que as empresas São João e Rosa assumiram o contrato emergencial como prestadoras de serviço do transporte coletivo em Feira de Santana no início de agosto, diversos usuários apresentaram questionamentos sobre o serviço. Em entrevista ao Acorda cidade, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ebenézer Tuy, esclareceu sobre a venda dos vales até o funcionamento do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Recebimento dos vales

“Na verdade, nós informamos às operadoras do transporte que é pra continuarem recebendo esses vales. Não temos a data definida até quando, mas elas vão ficar recebendo até que a gente passe uma outra orientação”, afirmou o secretário.

Segundo Tuy, os vales devem ser recebidos até ter um tempo suficiente de ter esses recolhimentos da empresa. “Nós vamos informar em tempo hábil pra que não tenha nenhum tipo de problema”, acrescenta.

Vale Eletrônico

Os usuários que ainda tiverem créditos no SmartCard devem aguardar até que as empresas instalem o sistema informatizado. “Assim que a empresa se organizar, fizer um levantamento dos dados que possui e instalar o sistema informatizado, ela vai fazer a leitura desse crédito pra fazer o repasse”, explica.

Venda dos vales

Após a divulgação de que a compra de vales estaria gerando fila e tumultos no Terminal Central, o secretário afirmou que o coordenador dessa área dobraria a equipe que presta esse serviço. “O atendimento estava sendo feito por quatro pessoas e foi dobrado para oito. A ideia é que também descentralize para outros terminais”, informou.

Segundo o secretário, para permitir a venda dos vales nos terminais sul e norte, ainda devem acontecer estudos na área informatizada. “Ainda estamos olhando a parte da internet porque depende de sistema para fazer a leitura e venda desses vales”, completa. A venda dos vales continua acontecendo pela manhã e pela tarde.

Vale Estudantil

Para comprar o vale estudantil, os estudantes que possuem SmartCard devem apresentá-lo para conseguir adquirir. Quem não possui SmartCard deve fazê-lo. Os documentos necessários são comprovante de frequência e de residência, CPF e RG.  O secreário disse que o estudante pode apresentar a carteira estudantil ou a guia de matrícula para comprar os vales, mas esses documentos não estão sendo aceitos pelas empresas . “Assim eles vão ter a garantia do seu direito, que é justamente o acesso a esses vales transportes”, destaca o secretário.

Validade dos vales

Os vales só perdem a validade quando houver reajuste de passagens. “A gente está atento para que na data reajustemos no tempo hábil. Tem que dar os 30 dias para que ocorra a passagem desses vales (em caso de aumento)”, complementa.

O secretário concluiu afirmando que o transporte já está devidamente funcionando e que as empresas ainda devem trazer mais veículos para Feira de Santana. “Quero deixar claro que são poucos veículos que estão faltando e o sistema integrado está funcionando, as pessoas não estão mais tendo o prejuízo de pagar duas passagens", finaliza.

Com informações do repórter Paulo José