Rachel Pinto
O Secretário de Transporte e Trânsito do município de Feira de Santana, Pedro Boaventura, esclareceu em entrevista ao Acorda Cidade sobre as dificuldades no cadastramento do Cartão Via Feira, o problema de acesso à internet do programa Feira Digital que aconteceu ontem (16) inviabilizando o atendimento, e também sobre às reclamações da população sobre a demora e longas filas no serviço de cadastro.
Segundo ele, o problema de acesso à internet já foi resolvido. A falha surgiu após um raio atingir a antena de internet do programa da prefeitura e danificar os equipamentos. Em relação às queixas da população, sobre o cadastramento e a demora na espera do atendimento, ele afirmou que a determinação é o início do serviço uma hora mais cedo e o encerramento uma hora após o horário normal.
“Ontem realmente tivemos problemas, mas as equipes já trabalharam e restabeleceram o sistema. Acertamos também para abrir os horários uma hora antes e fechar uma hora depois do horário estabelecido. Com isso ganharemos mais duas horas e colocaremos mais um ponto para o cadastramento. Estaremos com dez cabines fazendo esse trabalho. Já aceleramos as questões no sentido da descentralização do serviço. Estamos nos esforçando para melhorar o cadastramento”, disse.
Passe livre
Além dos esclarecimentos sobre a estruturação do serviço do cadastramento, o secretário Pedro Boaventura destacou também sobre o sistema do Cartão Via Feira para as pessoas com deficiência. Ele informou a respeito das doenças enquadradas no serviço e para o cadastramento é necessário a apresentação de um atestado médico de um médico do município comprovando a enfermidade.
“Só quem pode ter o atestado são pessoas com deficiência física, alteração completa de um ou mais segmentos do corpo acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se em forma de paraplegia, monoplegia, tetraplegia e ausência do membro e paralisia cerebral. Pessoas com deficiência auditiva, perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, deficiência visual, deficiência mental, funcionamento intelectual significativamente inferior. Estudantes excepcionais e seus acompanhantes, desde que matriculados em estabelecimento de ensino especializado localizado no municípi e, por fim, pessoas com insuficiência renal crônica que fazem tratamento de hemodiálise no município. Fora isso, as outras doenças não são contempladas e temos que cumprir a legislação”, afirmou.
Benefício cortado
Pedro Boaventura explicou também que as pessoas que tiveram o benefício cortado foi devido a comprovação da não existência de doenças e que durante cadastramento estão sendo descobertas situações de pessoas que já não têm mais o direito do benefício. “Existem pessoas que não têm mais direito. Então vamos pensar no presente e dizer que esse cadastramento está revelando que muita gente estava no sistema, mas o motivo já cessou”, completou.
Vales-transportes
Sobre as discussões da validade do vale-transporte o secretário explicou que os vales serão válidos até o dia 29 de fevereiro, que foi uma situação amplamente noticiada e que a população deve se adequar aos novos procedimentos.
Créditos nos cartões eletrônicos
O secretário também falou que a secretaria juntamente com as empresas de ônibus está verificando sobre a situação dos cartões antigos carregados antes da mudança de empresas e buscando ver formas de solucionar todas as questões. Nós estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o serviço”, finalizou.
Leia também: Raio atinge antena de internet e cadastramento do Via Feira para estudantes fica suspenso; estudantes reclamam