Feira de Santana

Secretário explica por que vans que ganharam licitação em 2018 ainda não estão circulando

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Saulo Figueiredo, os permissionários eram pra estar operando desde a última quarta-feira (28), porém nem todos estavam aptos a circular.

Secretário explica por que vans que ganharam licitação em 2018 ainda não estão circulando Secretário explica por que vans que ganharam licitação em 2018 ainda não estão circulando Secretário explica por que vans que ganharam licitação em 2018 ainda não estão circulando Secretário explica por que vans que ganharam licitação em 2018 ainda não estão circulando

Acorda Cidade

Alguns motoristas do Transporte Alternativo de Feira de Santana continuam aguardando a conclusão da segunda etapa de liberação dos veículos para circular. A licitação ocorreu no dia 30 de janeiro de 2018. O pagamento da outorga teve valor mínimo de oferta de R$ 12 mil como contrapartida pela permissão a ser concedida pelo Poder Público Municipal, para rodarem nas linhas distritais.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Saulo Figueiredo, os permissionários eram pra estar operando desde a última quarta-feira (28), porém nem todos estavam aptos a circular.

“Na terça-feira (27), nós tivemos uma reunião na secretaria e só tínhamos 63% deles aptos a fazer, e nós não somos irresponsáveis pra colocar um serviço pela metade ou menos. Para citar um exemplo tinha linhas com dois veículos, e só tinha uma apta, ou seja, 50% sem condições de rodar. Linhas com cinco veículos e somente dois prontos. Então não tem sentido colocar um serviço pela metade ou menos. De imediato abrimos uma portaria com aqueles que não apresentaram os seus veículos, e temos seis permissionários que se justificaram para dizer por que não cumpriram”, informou o secretário.

Ele afirmou que hoje houve um novo encontro e já tem 74% dos veículos. “Das 11 linhas que estão pra ser implantadas, já temos cinco em condições, então é provável que na quinta-feira já vamos iniciar com cinco linhas e ainda temos seis linhas incompletas. Nós temos hoje nessa segunda etapa 27 carros para serem implantados. Temos 40% do sistema rodando, e agora serão mais 27 carros, pra segunda etapa”.

Saulo Figueiredo lembrou que a licitação ocorreu em janeiro de 2018, e o edital foi amplamente divulgado, além disso houve a participação de muitas pessoas do alternativo com sugestões na época.

“A outorga foi fixada em edital, que é uma contrapartida do governo municipal pra que se possa explorar aquele serviço. O valor mínimo foi de R$ 12 mil. A Secretaria num processo desse de concorrência pública não tem como determinar o valor que o indivíduo escolhe, e alguns permissionários ofertaram em algumas vagas um valor alto. Em relação aos veículos é obrigação dos permissionários colocar dentro das especificações dos editais”, salientou.

Sistema de monitoramento

O secretário da SMTT falou também sobre o sistema de monitoramento das vans e o valor da taxa a ser pago pelos permissionários, que é de R$ 200.

“Estamos num momento de transição do transporte público, em que estamos brigando pra estarmos inseridos nos novos contextos e fazer a gestão dos sistemas hoje através de softwares. Estava previsto no edital esse acordo de cooperação técnica de modo que tenhamos a gestão, como estamos fazendo, e esse custo é pago pelos operadores do transporte”.

Empresa de Salvador

Sobre a cooperativa de Salvador que ganhou na Justiça o direito de atuar em Feira de Santana, o secretário disse que esse é um assunto que está na Procuradoria do Município.

“Para nós chegou a intimação somente no dia de hoje, e precisamos saber quem são esses cooperados. Mas é um assunto que houve intervenção direta do prefeito Colbert Martins. Todas as medidas já foram tomadas, com idas do prefeito a Salvador, pra ponderar. A notícia que temos é que em alguns lugares que a cooperativa opera é debaixo de liminar.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.