Flagrantes da comunidade: moradores de Feira de Santana relatam problemas do dia a dia
Esgoto da Avenida de Canal no bairro Rua Nova | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Com a chegada dos temporais em Feira de Santana os moradores começam a conviver com uma grande preocupação: A possibilidade de alagamentos principalmente para quem mora perto de canais de macrodrenagem, onde o risco é maior. Para esclarecer qual será a estratégia  para assegurar que o problema não aconteça neste período, a reportagem do Acorda Cidade conversou com o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, que falou sobre o cronograma previsto.

“Nós estamos fazendo desde o mês de janeiro a limpeza de canais e temos a parceria com a Soma (Secretaria de Operações e Manutenção). Nós estamos agora finalizando a limpeza do canal do Feira V, e depois nós vamos voltar para o canal da Avenida do Canal, pegando ali aquela área da Embasa, que foi o primeiro canal que nós fizemos no início do ano.” 

O córrego que passa na Avenida de Canal chegando no bairro Calumbi, foi inclusive alvo de reclamações na manhã desta terça-feira (21). A população que mora nas proximidades denunciou que os próprios moradores têm descartado todo tipo de entulho no local, incluindo até móveis. Sobre este problema, Justiniano deixou o alerta para que a população não faça mais isso.

Justiniano França, secretário de Serviços Públicos
Justiniano França, secretário de Serviços Públicos – Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Infelizmente eu recebi um vídeo daquela região onde nós temos ali jogado naquele canal, sofá cama box, sucata de geladeira, e eu quero pedir às pessoas, a população, quem tem esse tipo de descarte, ligue para o 156 que a Sesp faz um cronograma e pega isso na porta do cidadão. Canal, terreno baldio, não é local para fazer descarte, nenhum tipo de resíduo de sofá, sucatas. O canal precisa estar limpo para que as águas no período de chuva possam fluir naturalmente e que não venham a causar transtorno à população.”

O secretário afirma que nos canais das regiões do bairro Queimadinha e Papagaio, onde há uma incidência maior de alagamento, a limpeza já foi realizada, mas ele explica que a solução definitiva não depende apenas da limpeza.

“Nesses dias foram aprovados os empréstimos para o município que foi um compromisso de campanha do prefeito José Ronaldo, onde o município vai estar fazendo os canais de macrodenagem dessa região para acabar com essa situação de alagamento. Então, nesse momento, não é só a limpeza. A limpeza desses locais onde já aconteceu o alagamento vai minimizar, mas, definitivamente, vai acontecer quando essa obra estiver concluída.”

Para a limpeza, além do trabalho manual, máquinas retroescavadeiras e niveladoras são utilizadas com braços que alcança a parte interna do canal removendo a sujeira. O cronograma de limpeza segue também para a zona rural da cidade.

“Nós estamos trabalhando, nós vamos na próxima sexta-feira (24) vamos começar a fazer a limpeza manual nos canais de Humildes. Então, esse cronograma está acontecendo e nós vamos trabalhar para que possamos alcançar todos os canais da cidade”, relatou.

Sobre as punições para quem realiza descarte irregular de entulho, o secretário informou que é difícil manter uma equipe de fiscalização de maneira tão constante pela cidade, mas que o videomonitoramento vai colaborar com a identificação e autuação de quem tiver esse tipo de conduta.

“Com o monitoramento da cidade, o município tem hoje mais de 200 câmeras espalhadas, e o Coronel, secretário Luziel está fazendo um convênio com o Estado, onde vai ficar à disposição do município, a gente vai poder estar autuando quem faz esse tipo de descarte, como já está acontecendo agora com o descarte de resíduos da Construção Civil. Até o dia de ontem nós já conseguimos notificar 120 transportadores que estavam fazendo descarte, em locais irregulares. E esses aí já estão sendo autuados, recebendo a multa de mil reais. E aqueles que não pagaram até o mês de agosto já estão com o nome incluído no SPC”, pontuou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Com medo de novos alagamentos, moradores pedem limpeza de córrego no bairro Calumbi

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.