Licitação será mantida

Secretário descarta mudança no sistema de regulamentação de vans do sistema alternativo

Ele entregou um relatório técnico ao prefeito sobre a visita em Salvador e informou que provavelmente na segunda-feira (13) deverá ser discutidas todas as questões para o anúncio de uma nova data para a licitação do sistema de transporte alternativo em Feira.

Daniela Cardoso

O secretário municipal de Transportes e Trânsito Saulo Figueiredo esteve em Salvador para conhecer como funciona o transporte alternativo na capital baiana. No retorno a Feira de Santana, o secretário descartou a possibilidade de vans rodarem na cidade através de alvará, como funciona em Salvador e foi proposto pelo vereador Fabiano da Van na Câmara Municipal.

“Depois de uma reunião com o prefeito José Ronaldo e alguns secretários foi suscitado na reunião que nos últimos dias houve a informação aqui no município que as vans deveriam funcionar por meio de alvarás, da mesma forma que ocorre com os mototáxis e táxis. Fizemos uma visita técnica a secretaria de Mobilidade, em Salvador, e ficou claro que em Salvador é licitado e é o que pretendemos fazer aqui, por se tratar de um serviço público”, afirmou.

O secretário destacou que é muito improvável que o modelo sem licitação seja implantado em Feira de Santana, por se tratar de um serviço público. Saulo Figueiredo disse ainda que a prefeitura pretende oferecer o melhor serviço para os permissionários e para os cidadãos. Ele entregou um relatório técnico ao prefeito sobre a visita em Salvador e informou que provavelmente na segunda-feira (13) deverá ser discutidas todas as questões para o anúncio de uma nova data para a licitação do sistema de transporte alternativo em Feira.

O secretário Saulo Figueiredo informou ainda que existe a possibilidade da implementação do GPS no sistema de transporte alternativo e complementar em Feira de Santana, assim como acontece em Salvador. Segundo ele, dessa forma é mais fácil controlar e fiscalizar se os horários e as rotas estão sendo cumpridas, além de auxiliar na segurança.

“O transporte alternativo em Salvador é diferente, pois lá é um transporte complementar em linhas de baixa intensidade, dentro da própria zona urbana. Aqui em Feira de Santana a proposta é que seja na zona rural e nos distritos. o ponto forte que observamos lá, é que 100% da frota, que são 260 micro-ônibus, são acompanhados por GPS. Isso a gente achou interessante, não só pela segurança, mais por outras questões”, destacou.