Williany Brito
O atraso nos pagamentos dos prestadores de serviços de diversos setores do governo é confirmada pela Secretaria da Fazenda do município de Feira de Santana. O motivo: gastos além do previsto no orçamento, que, de início, eram R$ 486 milhões, e acabou ultrapassando, chegando a R$ 530 milhões.
Cooperativas de saúde, estagiários de educação, empresa de publicidade e funcionários do Dom Pedro estão com salários atrasados. O secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves, garante que a situação será regularizada ainda esta semana.
– Existem alguns processos de estagiários com folha complementar, alguns que contratos tiveram atraso na tramitação. Mas, todos os processos que chegaram na secretaria da fazenda foram pagos. Com relação as cooperativas, os pagamentos serão feitos diretamente com a área de saúde. Alguns estão em atraso, mas serão regularizados até sexta-feira (17).
Ele garantiu, também, que os pagamentos dos funcionários do Hospital Dom Pedro de Alcântara, que prestam serviço pelo SUS, serão efetuados ainda nesta quinta-feira (16). Já os prestadores de serviço de publicidade, o secretário afirmou que a área precisa ser “racionalizada”, para a diminuição de gastos.
– Acho que o município pode realmente controlar os gastos. Nós não podemos gastar 2% com publicidade. Tivemos crescimento na receita, mas, também, tivemos gastos inesperados, como chuva em excesso e algumas ações de governo, que precisaram ser implementadas. No caso da publicidade, nós consumimos, antes do período, o valor de 1%. São essas coisas que precisam ter maior controle efetivamente.
Segundo Wagner, o prefeito Tarcízio Pimenta já começou a por em práticas algumas medidas para reduzir os gastos do governo. (As informações são do repórter Ney Silva, do programa Acorda Cidade)