Feira de Santana

Secretaria de Serviços Públicos inicia ação Bota Fora no bairro Serraria Brasil

Após a conclusão dos trabalhos no bairro Serraria Brasil, a secretaria irá realizar ações imediatas nos bairros Cidade Nova, Tomba e Eucalipto.

Ney Silva e Rachel Pinto

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos iniciou na manha desta sexta-feira (17) a ação Bota Fora no bairro Serraria Brasil. O trabalho conta com apoio das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social. Decretaria de Prevenção à Violência (Seprev), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O bairro Serraria Brasil registrou nas últimas semanas muitos casos de moradores com suspeita de dengue e chikungunya. Eles informaram que o surto dessas doenças está associado diretamente com o acúmulo de água parada em residências, oficinas e também um terreno baldio.

O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, explicou como funciona a operação e frisou que a escolha do bairro pra receber o primeiro Bota Fora do Ano, foi justamente devido aos casos notificados de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A nossa ação não está sendo apenas de capinação, de varrição das ruas, mas também estamos adentrando as casas para que possamos retirar todos aqueles utensílios que possam estar acumulando água e podem ser geradores de focos do mosquito e também estamos solicitando dos moradores que coloquem para fora os utensílios como móveis e objetos velhos que poderiam estar sendo jogados em terrenos baldios. Nós estaremos aqui a principio até o dia (21), fazendo todo esse recolhimento e se necessário vamos prorrogar. Mas, acreditamos que até o dia (21), a secretaria possa concluir a ação dessa localidade”, destacou.

O secretário informou ao Acorda Cidade que após a conclusão dos trabalhos no bairro Serraria Brasil, a secretaria irá realizar ações imediatas nos bairros Cidade Nova, Tomba e Eucalipto.

 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O coordenador de endemias Edilson Matos participou do Bota Fora no bairro Serraria Brasil com uma equipe de dez agentes de endemias. Ele observou que a equipe eliminou os possíveis focos e criadouros do mosquito. “Verificamos pneus e objetos que acumulam água armazenados dentro das casas. Isso pode favorecer a existência de criadouros. Também trabalhamos com a conscientização das pessoas”, frisou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade