Laiane Cruz
A Secretaria Municipal de Saúde lançou hoje (10) oficialmente a campanha ‘Outubro Rosa’, para conscientizar as mulheres durante todo o mês de outubro sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, através da mamografia e o autoexame.
Durante o evento de abertura estão sendo realizadas diversas atividades na secretaria, como palestras do cirurgião oncologista Ramiro Martins, sobre os avanços tecnológicos para o tratamento da doença, de nutricionistas e educadores físicos, além de apresentações de profissionais que trabalham nos Postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A médica ginecologista e obstetra Rita Rios, referência em saúde da mulher, afirma que as mulheres estão mais sensibilizadas sobre a mamografia e a detecção precoce do câncer de mama, devido aos trabalho que os profissionais de saúde do município vem realizando o ano todo.
“Toda a rede está integrada. A mamografia no município não se faz só em outubro, se faz durante o ano todo, e o município tem um número de vagas que abrange o número de mulheres que a gente precisa, e todas as enfermeiras e médicos que estão aqui fazem esse trabalho continuamente durante o ano. Esse mês tem um realce maior por ser um mês conhecido internacionalmente para que a gente sensibilize mais essas mulheres”, afirmou a médica.
O médico Ramiro Martins, cirurgião na área de oncologia, falou também sobre o câncer de colo uterino. Segundo ele, o exame preventivo deste tipo de câncer continua sendo de excelência para a detecção de lesões precursoras e é bastante acessível. “O exame é feito por um especialista, que é o ginecologista, que tem o primeiro contato com a paciente com suspeita de câncer. É importante o exame físico e preventivo para o tratamento das lesões”, afirmou.
De acordo com o cirurgião, atualmente existem diversas modalidades de tratamento, tanto em radioterapia quanto em oncologia clínica, quimioterapia e cirurgia, o que tem permitido aos pacientes alcançar resultados cada vez melhores.
“A incidência de câncer continua elevada. O Globocan estimou 14 milhões de casos de câncer em 2012 com 8 milhões de mortes, pelo fato de grande parte dos países no mundo ser de média ou baixa renda e o diagnóstico do câncer acaba sendo em fases tardias e o resultados desfavoráveis”, alertou Ramiro Martins.
A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, destacou que o lançamento da campanha ocorreu na secretaria, mas o público-alvo deverá se dirigir para as unidades de saúde da rede.
“A secretaria já faz esse trabalho anualmente, mas intensifica no Outubro Rosa, na faixa etária de 50 anos até 69 anos. E com isso nós estamos intensificando o exame, orientando o autoexame e dando as solicitações para que sejam feitas as mamografias nas unidades credenciadas, que são o CMDI, Dom Pedro de Alcântara e o Ceparh”, informou a secretária.
Ela informou ainda que todas as unidades de saúde irão atender todas as mulheres até o dia 30 de outubro, na faixa etária alvo da campanha. “No Ceparh será limitado em 40 atendimentos por dia. A logística é das unidades que prestam o serviço. Além dessa faixa etária, as outras mulheres terão agendamento tranquilo para sua mamografia de rotina. Todos os prestadores que já fazem esse serviço, credenciados ao SUS, estarão envolvidos”, completou Denise Mascarenhas.
As informações e fotos são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.