Acorda Cidade
Meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, que já receberam a primeira dose da vacina contra o vírus HPV (Papilomavírus Humano), deverão comparecer a uma unidade de saúde do município, no mês de setembro, para tomar a segunda dose.
O imunizante protege contra o câncer do colo do útero. Para garantir a imunização completa, elas terão que daqui a cinco anos receber a terceira dose. É quando completa o ciclo, que foi iniciado em março – seis meses antes da segunda dose.
Para ter acesso à vacina basta se dirigir a uma das unidades e solicitá-la. A jovem deve apresentar o cartão de vacinação e um documento que a identifique.
A enfermeira da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Oliveira, diz que a vacina contra o HPV foi introduzida ao calendário de vacinação do adolescente. Portanto, quem ainda não tomou o imunizante também deverá se dirigir a uma unidade de saúde.
O HPV é uma doença sexualmente transmissível. A vacina é comprovadamente eficiente para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual – por isso ainda não tiveram contato com o vírus. As informações são da Secom.