A Vez Delas

Secretaria da Mulher de Feira de Santana lança projeto para promover autonomia financeira a mulheres vítimas de violência

O projeto A Vez Delas tem o objetivo de incentivar e oportunizar mulheres para encorajá-las a sair do ciclo de violência.

Secretaria da Mulher de Feira de Santana lança projeto para promover autonomia financeira à mulheres vítimas de violência
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as mulheres lança o projeto “A Vez delas”. O objetivo da atividade é fortalecer a promoção de autonomia financeira e liberdade para mulheres vítimas de violência por meio da parceria com instituições para intermediar vagas de emprego em Feira de Santana.

O projeto é lançado em meio a campanha Agosto Lilás, movimento de combate à violência contra a mulher, e ao aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha, celebrado neste dia 7, dois marcos na história da luta pelo fim da violência contra a mulher.

A reportagem esteve no evento de lançamento que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7) na sede da Secretaria da Mulher. Na oportunidade, o Acorda Cidade conversou com Neinha Bastos, Secretária Municipal de Política Para Mulheres em Feira que ressaltou a importância do projeto.

“Você sabia que a dependência financeira impede muitas mulheres vítimas de violência de romper o ciclo? É hora de mudar isso. Com essa premissa, o projeto A Vez Delas hoje surgiu como resposta direta, porque quando ela rompe esse ciclo financeiro, ela consegue se reerguer.” pontuou a secretária.

Secretaria da Mulher de Feira de Santana lança projeto para promover autonomia financeira à mulheres vítimas de violência
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Para integrar esse trabalho, Neinha explica que existe uma equipe multidisciplinar, dentro do Centro de Referência Maria Quitéria (QRMQ), onde a mulher é tratada psicologicamente da violência sofrida.

“A mulher que sofre violência, ela precisa romper esse ciclo e denunciar, para que a vida e a história dela possa mudar. E para isso estamos levantando esse projeto hoje em Feira de Santana junto com a Prefeitura Municipal para ajudar essa mulher a viabilizar, agregar, direcionar, preparar e colocar no comércio.”

Ela ressalta que denunciar e sair do ciclo da violência é por si só um processo complexo, e um dos fatores que mais desfavorece a quebra do ciclo, é a dependência financeira.

“Muitas nos procuraram aqui, e disseram ‘como eu vou largar se eu tenho cinco filhos, se eu tenho dez, se eu tenho oito, se eu tenho quatro, eu vou criar como? Mas ele me espanca, mas ele me agride psicologicamente’. Então, hoje esse projeto é A Vez Dela para tirar esse lacre e liberá-las.”

Segundo a secretária o projeto é pautado em parcerias com a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Ministério Público, Saúde Municipal, Secretaria Social, a Secretaria do Trabalho, entre outros. “A Secretaria da Mulher é interligada a todas essas secretarias do município e também à rede, que são parceiros.” pontuou.

A secretária Márcia Ferreira representou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo no evento. Ela informou que durante todo o mês de agosto, haverá na Casa do Trabalhador um guichê exclusivo para atendimento às mulheres cadastradas.

“A Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico tem políticas públicas voltadas para a mulher, onde aqui lançamos um convênio para lançar essas vagas.  São vagas específicas para quem está cadastrada aqui na Secretaria da Mulher, vagas que podem sim capacitar a mulher que não tem ainda qualificação.” 

Márcia convida também às mulheres a buscarem toda a rede de assistência disponibilizada pelas secretarias municipais.

“Nós que temos algum tipo de privilégio representando a mulher, temos a obrigação de abrir espaços, casas e comércio para essa mulher que sofreu violência, que está aqui cadastrada, que tem um acolhimento por parte do município. E as que não tem, procurem, porque temos toda a estrutura para acolher essa mulher.”

A delegada de Polícia Civil, Lorena Almeida, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, ressaltou a importância da assistencialidade para essas mulheres.

“É um projeto muito importante, porque a gente sabe que a dependência econômica é, infelizmente, um dos meios de manutenção da mulher no ciclo de violência. E quando elas estão empregadas, quando elas estão empreendendo, quando elas têm a própria renda, elas têm maiores condições de sair desse meio de violência e vencer através do seu próprio trabalho. Com certeza, estaremos juntos com a Secretaria da Mulher para também direcionar as mulheres para esse projeto A Vez Delas.”

Delegada Lorena Almeida, Deam Feira de Santana
Delegada Lorena Almeida, Deam – Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A delegada informou que a Deam também vem trabalhando em projetos alusivos ao Agosto Lilás.

“Amanhã, no dia 8 de agosto de 2025, estaremos fazendo o evento “Juntas por Elas” na Deam de Feira de Santana. Nós teremos a presença do Senac ofertando cursos profissionalizantes, teremos também a presença do Banco do Nordeste orientando sobre linhas de crédito para mulheres empreendedoras. Teremos também a oficina de auto maquiagem. Então, várias formas de empoderar essas mulheres, de dar a elas novos rumos e novos caminhos que elas possam seguir”, concluiu a delegada.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.