Secretaria da Fazenda combate sonegação fiscal em Feira de Santana

A operação ocorrerá durante todo o mês de maio, com o objetivo de estabelecer controle do fluxo de circulação de mercadorias na região.

Secretaria da Fazenda combate sonegação fiscal em Feira de Santana Secretaria da Fazenda combate sonegação fiscal em Feira de Santana Secretaria da Fazenda combate sonegação fiscal em Feira de Santana Secretaria da Fazenda combate sonegação fiscal em Feira de Santana

Em uma das principais rotas de circulação de mercadorias no estado, o entorno da cidade de Feira de Santana, será realizada pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) a ação especial de fiscalização “Portal do Sertão”. A operação ocorrerá durante todo o mês de maio, com o objetivo de estabelecer controle do fluxo de circulação de mercadorias na região, combatendo a sonegação e garantindo a arrecadação do ICMS.
Segundo o superintendente de Administração Tributária da Sefaz, Cláudio Meirelles, a medida visa coibir a entrada irregular de mercadorias na região, através da fiscalização nas principais vias de acesso à cidade. “Fecharemos essas vias com a colocação de unidades fixas e rotativas em pontos estratégicos, que funcionarão em regime de plantão 24 horas”, explicou Meirelles.

Entre os procedimentos de fiscalização estão a validação e registro de passagem do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE); confronto do documento fiscal com os produtos transportados; consulta de regularidade cadastral do contribuinte no tocante a Antecipação Tributária; entre outros. No caso do Transporte de Álcool Hidratado será verificado também a possível utilização de Documento Fiscal de terceiros para acobertar saída de produtos de usinas de álcool.

A operação terá como foco os segmentos de combustíveis, em especial o álcool hidratado; bebidas quentes; água mineral; produtos agrícolas com atenção ao algodão, soja, milho e feijão; açúcar; fogos de artifício; gado para recreia destinado a município limítrofe com Sergipe; farinha de trigo; produtos objeto de protocolo e/ou convênio e medicamentos com especial vigilância aos produtos transportados em veículos utilitários. A operação será coordenada pela Inspetoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da região Norte (IFMT- Norte) da Sefaz e contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No total serão 48 servidores, 32 policiais e 15 veículos. As informações são da Agecom.