Seca: Feira de Santana não está em lista de municípios que estão em estado de emergência; vereadores cobram explicaçõesSeca: Feira de Santana não está em lista de municípios que estão em estado de emergência; vereadores cobram explicaçõesSeca: Feira de Santana não está em lista de municípios que estão em estado de emergência; vereadores cobram explicaçõesSeca: Feira de Santana não está em lista de municípios que estão em estado de emergência; vereadores cobram explicações
O governador, Jaques Wagner, publicou no DiárioOficial do dia 9 de março, um decretoquedeclarasituação de emergênciadevidoàseca em 214 municípiosbaianos. O decreto, nº14.346/13, éválidopor 6 meses.
Feira de Santana ficoufora do decreto, queautoriza “a mobilização de todososórgãosestaduais, no âmbitodassuascompetências, paraenvidaresforços no intuito de apoiar as ações de respostaaodesastre, reabilitação do cenário e reconstrução”.
Para tentar uma solução para o problema, a prefeitura publicou um decreto no dia 12 de março, pedindo a inclusão do município na lista.
O vereador, José Carneiro (PSL), disse que não entendeu porque Feira de Santana não está na lista, pois “no distrito de Tiquaruçu tem gente passando fome, sem roupa e utensílios. Chega de tomar atitudes emergenciais, precisamos de atitudes preventivas, para o homem do campo enfrentar a estiagem com dignidade”.
O edil Roque Pereira (PTN) acrescentou que a mesma situação se repete nos distritos de Jaguara e Ipuaçú.
Para o petista Alberto Nery a culpa é do governo municipal, que não incluiu o nome do município no decreto estadual.
Verbas – O vereador José Carneiro também criticou a falta de ações do Governo do Estado no município. Segundo ele, os recursos são ineficientes. Em contrapartida, Beldes Ramos (PT) faloudadistribuição de sementesparaosprodutores e do aumentodarede de água. “O distrito de Ipuaçúserábeneficiado e também o de Maria Quitéria (SãoJosé)”.
Audiência – Foi proposta pelo vereador David Neto (PTN) a realização de mais uma audiência pública na Casa para discutir o problema e cobrar providencias do estado.
“Vamos convidar o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Zé Grande, para juntos, cobrarmos providências do governo do estado”.
Também foi colocada em questão as ações da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), em Feira.
“Vamos visitar a Cerb e saber quais os projetos que desenvolve para a zona rural de Feira de Santana”, disse o vereador Wellingotn Andrade (PTN).
O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, não foi encontrado para falar sobre o assunto.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade