Feira de Santana

Seca: Feira de Santana não está em lista de municípios que estão em estado de emergência; vereadores cobram explicações

Para tentar uma solução para o problema, foi publicado pela prefeitura um decreto no dia 12 de março, pedindo a inclusão do município na lista.

Roberta Costa

O governadorJaques Wagner, publicou no Diário Oficial do dia 9 de março, um decreto que declara situação de emergência devido à seca em 214 municípios baianos. O decreto, nº14.346/13, é válido por 6 meses.
 
Feira de Santana ficou fora do decreto, que autoriza “a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”.
 
Para tentar uma solução para o problema, a prefeitura publicou um decreto no dia 12 de março, pedindo a inclusão do município na lista.
 
O vereador, José Carneiro (PSL), disse que não entendeu porque Feira de Santana não está na lista, pois “no distrito de Tiquaruçu tem gente passando fome, sem roupa e utensílios. Chega de tomar atitudes emergenciais, precisamos de atitudes preventivas, para o homem do campo enfrentar a estiagem com dignidade”.
 
O edil Roque Pereira (PTN) acrescentou que a mesma situação se repete nos distritos de Jaguara e Ipuaçú.
Para o petista Alberto Nery a culpa é do governo municipal, que não incluiu o nome do município no decreto estadual. 

Verbas – O vereador José Carneiro também criticou a falta de ações do Governo do Estado no município. Segundo ele, os recursos são ineficientes. Em contrapartida, Beldes Ramos (PT) falou da distribuição de sementes para os produtores e do aumento da rede de água. “O distrito de Ipuaçú será beneficiado e também o de Maria Quitéria (São José)”.

Audiência – Foi proposta pelo vereador David Neto (PTN) a realização de mais uma audiência pública na Casa para discutir o problema e cobrar providencias do estado.

“Vamos convidar o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Zé Grande, para juntos, cobrarmos providências do governo do estado”.

Também foi colocada em questão as ações da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), em Feira. 

“Vamos visitar a Cerb e saber quais os projetos que desenvolve para a zona rural de Feira de Santana”, disse o vereador Wellingotn Andrade (PTN).

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, não foi encontrado para falar sobre o assunto.