Redução de gastos

'Se depender do Governo do Estado nenhuma indústria será instalada em Feira', diz secretário

O governo determinou a proibição de gastos para a desapropriação de terras do município, o que impede a implantação das empresas com subsídio.

Ilani Silva

A instalação de novas empresas no Centro Industrial Subaé (CIS), situado em Feira de Santana, está comprometida por decisões do Governo do Estado, segundo informações do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh.

Em entrevista ao Acorda Cidade, ele afirmou que o secretário de Indústria e Comércio do Estado, James Correia, determinou a proibição de gastos para a desapropriação de terras do município, o que impede a implantação das empresas com subsídio.

“Se depender do governo nenhuma indústria será instalada na cidade, esta foi a política que o Estado colocou para o nosso município e não é por falta de dinheiro já que foram desapropriadas terras em Camaçari, então porque que não tem para Feira?”, disse.

Segundo o secretário, a “desculpa” da criação de um novo distrito na BR 116 para a instalação das indústrias não convence, pois o empreendimento levaria cerca de 10 anos para ser concretizado.

Ainda de acordo com Magno Felzemburgh, as empresas que vão até o CIS tentar negociação, estão sendo encaminhadas para Camaçari, mas outras comparecem diretamente a prefeitura para conseguir apoio.

“Estamos deslocando equipes para encontrar áreas de terra para que estas indústrias possam ser instaladas em nossa cidade, mas como não são subsidiadas pelo Estado, o preço aumenta”, comentou o secretário. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade