A Santa Casa Misericórdia de Feira de Santana lançou oficialmente a terceira edição da Caminhada do Amor, que acontecerá no dia 9 de novembro. O evento tem como objetivo reforçar a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata, dando continuidade às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que buscam alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção das doenças.
A provedora da Santa Casa, Fernanda Reis, explicou ao Acorda Cidade a importância das campanhas, que já se consolidaram no calendário de saúde do município.
“Esses são meses conhecidos de prevenção, é um trabalho realizado pela nossa sociedade, de prevenção a esses cânceres que são tão prevalentes. Entendendo a importância dessa prevenção, porque um câncer, quando a gente tem um diagnóstico mais recente, mais inicial, ele também aumenta a probabilidade de cura. Hoje, câncer de mama e câncer de próstata são doenças que são passíveis de cura”, destacou a médica.
Segundo a provedora, a Caminhada do Amor seguirá o mesmo percurso dos anos anteriores. O evento deve reunir na Avenida Fraga Maia pacientes, colaboradores e famílias, com um convite estendido a toda a sociedade de Feira de Santana para se engajar nessa luta.
Exemplos de resiliência na luta contra o câncer
Este ano, Zaíne Carneiro foi escolhida pela equipe da Santa Casa como embaixadora do evento. A cada edição, uma paciente, que esteve ou está em tratamento, é escolhida para trazer seu exemplo de garra na luta contra o câncer. Zaíne, que está em tratamento desde 2022, contou ao Acorda Cidade o que significa para ela esse lugar de representação de tantas outras pessoas.
“É uma enorme gratidão poder representar tantas pessoas que, assim como eu, estão nessa luta para vencer o câncer. Carregar essa responsabilidade é carregar minha história de fé e tentar de certa forma, nesse lugar, inspirar as pessoas a acreditar na cura, na fé; também levar a gratidão ao Unacon”, afirmou.
Em dezembro, Zaíne completa três anos de luta contra o câncer de retossigmoide, um tipo de câncer colorretal. No início, ela teve o diagnóstico de metástase — quando o câncer se espalha de onde começou para outras partes do corpo — nos ovários, mas posteriormente se espalhou para os pulmões e o fígado. Em entrevista, ela aproveitou a oportunidade para alertar sobre a importância de estar atento aos sinais que o corpo pode dar. É preciso procurar um médico.
“É muito importante a gente estar atento ao nosso corpo, porque sentir dor não é normal, ter desconforto não é normal. Então, é importante a gente sempre se olhar. A gente passa a vida tão corrida, trabalho, estudo, e deixa muito a desejar com nós mesmos. E o corpo dá sinais”, completou.
A jovem Gabrielle Brandão também foi embaixadora da Caminhada no ano passado. Ela fez questão de participar do lançamento do evento, tanto para agradecer quanto para compartilhar sua experiência de que é possível vencer essa batalha.
“A Santa Casa realmente é amor. Acolhe, abraça e está sempre aqui para poder dar o que a gente precisa. No momento do câncer, ninguém quer receber essa notícia. E a gente já vem fraco, desanimado, e aqui, com um excelente atendimento e carinho dos profissionais, acaba que conseguimos distrair nossa mente e ver o cuidado que eles têm conosco. É raro a gente achar um atendimento acolhedor assim. Eu costumo dizer que, não só no meu caso, mas todas as pessoas que vejo passar por aqui costumam falar que a Santa Casa acolhe”, afirmou.
Gabriele descobriu o câncer de mama aos 23 anos. Dois meses depois, ela descobriu que estava grávida. Foi um misto de surpresas e emoções que ela enfrentou com muita coragem.
“Geralmente a gente entende que o câncer é um diagnóstico de morte. Como é que um diagnóstico de morte desse, Deus estava colocando uma vida dentro de mim para cuidar? Eu pude ver nesse momento que Deus estava cuidando de mim”, afirmou ao Acorda Cidade.
Hoje, Gabriele está há um ano em remissão, pronta para viver seus dias ao lado de Aurora, que também já completou um ano de idade.
“Nasceu super saudável, apesar de eu ter feito 14 sessões de quimioterapia. Aurora nasceu prematura e, 15 dias depois, eu fiz a cirurgia para a retirada do nódulo. Então, assim, Deus cuidou de todos os detalhes.”
Relembre abaixo como foi a Caminhada do Amor de 2024
Para saber mais detalhes da Caminhada do Amor 2025, acompanhe as redes sociais da Santa Casa.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.