Sancionada lei voltada para portadores de necessidades especiais

O prefeito Tarcízio Pimenta sancionou que dispõe sobre a previsibilidade de aplicação de multas para veículos estacionados em vagas reservadas a carros adaptados.

Sancionada lei voltada para portadores de necessidades especiais Sancionada lei voltada para portadores de necessidades especiais Sancionada lei voltada para portadores de necessidades especiais Sancionada lei voltada para portadores de necessidades especiais

O prefeito Tarcízio Pimenta sancionou na sexta-feira (28 ) a Lei Municipal nº 3.118, referente ao Projeto de Lei 07/2010 de autoria do vereador Roberto Luís da Silva Tourinho, que dispõe sobre a previsibilidade de aplicação de multas para veículos estacionados em vagas reservadas a carros adaptados em supermercados, shoppings, hospitais, cemitérios, universidades, clínicas, estádios, interior de parques públicos e outros locais de uso público e privado.

De acordo com o artigo 1º, veículos não adaptados, que não sejam conduzidos por pessoas com deficiência ou usados para o transporte delas, se estacionarem em vagas a elas reservadas nos locais acima citados, estarão sujeitos a multas.A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) mantém diariamente, por 24 horas, a fiscalização no trânsito da cidade, principalmente no que diz respeito ao estacionamento em locais destinados aos portadores de necessidades especiais. Esses locais dispõem de placas de sinalização que advertem o condutor para a proibição.

Foto: Secom

De acordo com o superintendente municipal de Trânsito, Vanderval Menezes, os agentes de trânsito em veículos ou a pé são responsáveis por fiscalizar todo o trânsito do município e, dentro da necessidade, os locais destinados aos portadores de necessidades especiais.

“O veículo que estaciona de maneira irregular neste local é notificado e, caso o cidadão não compareça em tempo determinado, o carro é guinchado e levado para o pátio do órgão”, explica. A multa para esta infração, baseada no artigo 181, inciso III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é considerada leve e custa R$ 53,20. O cidadão, além de pagar a taxa, perde três pontos na carteira.

Servitran

O Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (Servitran) é o órgão da Secretaria de Transportes e Trânsito responsável pela fiscalização 24 horas. O serviço foi criado em dezembro do ano passado para atender os chamados da população referentes à ocorrências no trânsito na cidade e pode ser solicitado através do telefone (75) 3603-7304.

As informações são da Secom