Rachel Pinto
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está desenvolvendo um projeto inovador. A ideia é fazer a capacitação de lideranças comunitárias com o objetivo de prestar os primeiros socorros. Um grupo de profissionais de saúde já foi treinado para que sejam multiplicadores e atuem na comunidade. Uma seção científica foi realizada na última quinta-feira (17) e os participantes receberam orientações sobre os serviços de urgência.
A coordenadora do Samu, Maísa Macedo, relatou que as demandas e necessidades sobre os treinamentos de saúde são grandes e que o projeto do Samu vai capacitar além da comunidade membros da escola.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“Esse projeto vai iniciar em março de 2017. É um projeto muito interessante, porque além da gente capacitar a população, a gente vai orientar como solicitar o Samu adequadamente e o que fazer até o Samu chegar. As pessoas vão aprender a prestar esse primeiro atendimento. É um projeto muito extenso, que dá uma visibilidade e uma aproximação da população com os serviços de saúde. Nós temos que criar estratégias de dar melhor resposta à população”, afirmou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Para Maísa Macedo, a capacitação da comunidade será uma ajuda importante para Samu e para a população no sentido de orientar sobre os atendimentos. O projeto será iniciado na zona rural e serão treinadas 30 pessoas da escola e 30 pessoas da comunidade.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“Vamos começar pela zona rural porque necessita de um suporte maior e as pessoas têm menos acesso à informação. Depois da zona rural vamos dar continuidade na zona urbana e o eixo do projeto será sempre com escolas, cuidadores das creches, agentes comunitários e demais pessoas que tiverem interesse em participar", ressaltou.
O projeto de primeiros socorros voltados para a comunidade realizado pelo Samu terá duração de um ano.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.