Feira de Santana

'Sales Barbosa é uma bomba relógio, prestes a explodir', diz major do Corpo de Bombeiros

O major Tarcísio informou que o Corpo de Bombeiros continua trabalhando com três viaturas bomba tanque, com ABS e também está contando com a colaboração do Exército e da Embasa.

Rachel Pinto

O Corpo de Bombeiros continua trabalhando no incêndio que começou no início da noite da última sexta-feira (1º) e destruiu lojas do centro comercial de Feira de Santana. O fogo atingiu lojas da Rua Tertuliano Carneiro e também da Sales Barbosa.

Ainda há focos de incêndio na Rua Sales Barbosa e a ação do Corpo de Bombeiros deve continuar até aproximadamente as próximas 48h, tempo previsto para controlar completamente a situação.

O major Tarcísio afirmou que a Sales Barbosa é uma bomba relógio que está prestes a explodir. De acordo com ele, o local continua sem energia devido à solicitação do Corpo de Bombeiros e por precaução e segurança.

“Aqui na Sales Barbosa há um dos maiores perigos em termos de bombeiros que eu já encontrei na minha vida. Isso aqui é uma bomba relógio prestes a explodir. Tem muitas barracas e sem nenhuma segurança. Todos os produtos são inflamáveis e de combustão muito rápida. Além disso, as viaturas não têm acesso para debelar um incêndio no local”, disse.

O major disse ainda que o Corpo de Bombeiros vai atuar pela prevenção, fazendo retiradas e solicitação de informações dos órgãos competentes.

“O local continua sem energia. Um fio desse energizado pode cair e matar pedestres. Essa situação da energia só vai ser normalizada com a nossa autorização. No mínimo 48h para retirar todo o entulho e esfriar todas as paredes. É bom que o feirense entenda que não é o major Tarcísio pessoalmente, é uma ação coletiva do Corpo de Bombeiros, de forma profissional, e tem que ser esse prazo para ter segurança plena para todo mundo. Estamos preocupados com a Sales Barbosa porque se tiver um incêndio o órgão para atender é o Corpo de Bombeiros, mas temos que ver pelo lado da prevenção. As autoridades têm o conhecimento e estão agilizando, mas isso é pra ontem porque isso aqui é uma bomba relógio, prestes a explodir”, completou.

O major Tarcísio informou que o Corpo de Bombeiros continua trabalhando com três viaturas bomba tanque, com ABS e também está contando com a colaboração do Exército e da Embasa.

O comerciante Manoel Neto disse que o momento é de tristeza e muitos prejuízos. Ele também providenciou seis carros-pipa para ajudar a conter o fogo.

“A situação que estamos vendo é a Sales Barbosa parada, pessoas que perderam tudo ou quase tudo tentando recuperar. Estamos pedindo forças a Deus, orações e apoio da família, dos comerciantes, das nossas entidades. Ainda não podemos entrar na loja e estamos esperando o desfecho daqui por diante pra ver o que vai acontecer. Ainda não sentamos para calcular o prejuízo e para separar o que foi perdido”, lamentou.

Luiz Alberto Tavares, também comerciante da Sales Barbosa, destacou que o local está sem energia e que alguns comerciantes que não foram atingidos não puderam abrir seus estabelecimentos devido a esse motivo.

“Já me dirigi ao major do Corpo de Bombeiros e à Coelba e ele disse que só religa a energia com autorização deles. Tem energia apenas em algumas lojas e a situação traz prejuízos para todos”, finalizou.

Leia também: Corpo de Bombeiros continua no local do incêndio que destruiu lojas do centro comercial

Com informações e fotos do repórter Paulo José do Acorda Cidade.