Laiane Cruz
As péssimas condições das ruas do Centro Industrial do Subaé (CIS), em Feira de Santana, e a precária infraestrutura são as principais reclamações de moradores e trabalhadores do local, feitas ao Acorda Cidade. Em entrevista, o prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou que passado o período de chuvas, a prefeitura vai recuperar as ruas do Centro Industrial. No entanto, ele declara que essas ações não são de responsabilidade do município e sim da própria autarquia.
A declaração veio após a alegação do diretor do CIS, Jairo Miranda, de que a responsabilidade pela manutenção das vias do centro industrial é da prefeitura, embora atualmente ele seja uma autarquia ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado. “Quando uma empresa vem para o centro industrial, gera renda, melhora a arrecadação do município, desenvolvimento econômico. Portanto, o estado dá o presente, faz a implantação, mas não tem que ser responsável a vida inteira por manter isso”, afirmou.
Mas de acordo com o prefeito, esse entendimento com relação à prefeitura surgiu de um ano e meio para cá. “Historicamente quem manteve o CIS com lâmpadas, iluminação pública, operação tapa buracos, asfaltamento de avenidas foi a própria autarquia. Se o CIS me pedisse, já que não é obrigação da prefeitura, nunca foi, eu daria assistência como dei há uns 8 meses. Mas estamos num período de chuva muito grande na cidade e não se trabalha com asfalto e conserto de ruas chovendo”, afirmou o prefeito.
Ainda segundo com José Ronaldo, o CIS foi criado pela prefeitura de Feira de Santana, e no período em que José Falcão da Silva foi eleito à prefeitura do município, pediu a João Durval, governador do estado à época, para que assumisse a gestão.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade





