Feira de Santana

Rotarianos plantam 40 árvores na Avenida Nóide Cerqueira

A ação ocorreu durante a visita do governador do distrito 4.390 do Rotary Clube, Manoel Humberto Gonzaga Lima,

Andrea Trindade

A Avenida Nóide Cerqueira ganhou mais 40 árvores. O plantio foi feito na manhã deste domingo (29) por membros do Rotary Clube de Feira de Santana Portal do Sertão.

A ação ocorreu durante a visita do governador do distrito 4.390 do Rotary Clube, Manoel Humberto Gonzaga Lima e e foi acompanhada pelo Departamento de Áreas Verdes da  Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp).

O governador do clube esteve na cidade, segundo o presidente do Rotary Clube de Feira de Santana Portal do Sertão, Emerson Cerqueira, para verificar o andamento dos procedimentos administrativos da gestão da entidade no município. A visita de verificação é uma obrigação da entidade.

Conforme explicou a secretária executiva do Rotary Portal do Sertão, Maria Gorete, o local foi escolhido por ser umas das avenidas novas da cidade, por onde muitas pessoas praticam atividades físicas e a arborização tornará a prática ainda mais prazerosa. Segundo ela, o plantio cumpre uma determinação do Rotary Internacional de que cada rotariano em todo o mundo deve plantar uma árvore.

Arborização da Nóide

O diretor de áreas verdes da Secretaria de Serviços Públicos, Deotado Peixinho, informou que na Avenida Nóide Cerqueira já foram plantadas cerca de 700 árvores. No entanto, o solo é ruim e as impede de se desenvolverem.

“Temos que fazer um trabalho no solo da Nóide Cerqueira porque chegamos a conclusão de que o solo que foi colocado no canteiro é muito ruim. A compactação do solo impede o desenvolvimento das árvores. Então vamos fazer um trabalho mais amplo de subsolação em cada local onde a gente for plantar árvore para termos um bom resultado. Das árvores que já plantamos tivermos uma perda em torno de 40% por conta do solo e isso não é aceitável em um trabalho de arborização”, destacou.

Na avenida há cerca de 15 espécies de plantas entre elas Angico, Oiti, Sibipiruna, Ipê, Pau Ferro e acácias, que foram plantadas no intuito de promover a qualidade do ar.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós vamos também partir para requalificar a avenida no ponto de vista panorâmico da beleza. Naquela parte onde tem a pista de caminhada, por exemplo, nós temos uma situação mista de arborização com qualificação do ar e beleza juntos”, destacou Deodato em entrevista ao Acorda Cidade.

Segundo Deodato, a Nóide Cerqueira faz parte de um projeto do Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura Municipal de Feira de Santana chamado Portal do Sertão, no qual é trabalhado o embelezamento das vias de Feira de Santana.

O Rotary

Fotos: Ed SantosAcorda Cidade

Segundo o governador do Rotary, Manoel Humberto, no total Feira de Santana possui sete clubes rotarianos com 243 associados. A entidade não possui fins lucrativos e se mantém por meio de mensalidades e doações de associados e pessoas jurídicas.

Para tornar-se um rotariano é preciso ser amigo de um membro, ser convidado por ele, e ser aceito pelos demais que levarão em consideração a postura ética e os valores morais. Além disso, é preciso ter uma profissão definida uma vez que cada rotariano atua na entidade de acordo com seu trabalho.

No Brasil há 38 distritos do Rotary, e Feira de Santana pertence ao distrito 4.390, que engloba todo o estado de Sergipe, Alagoas e o Norte da Bahia.

Presidente do Rotary Clube de Feira de Santana Portal do Sertão, Emerson Cerqueira

Secretária executiva do Rotary Portal do Sertão, Maria Gorete

Com fotos e informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade