Saúde

Reunião convoca diretores de escolas e órgãos públicos para o combate a dengue

Segundo Zé Neto, a reunião buscou fortalecer uma ação conjunta de combate ao mosquito.

Rachel Pinto

Com o objetivo unir esforços para o combate ao mosquito Aeds aegypti, foi realizada hoje (4) em Feira de Santana uma reunião com diretores de escolas e órgãos públicos.Com o tema “As ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus do município”, o evento foi uma iniciativa do deputado estadual Zé Neto e contou com a participação de representantes da secretarias municipal e estadual de saúde.

Segundo Zé Neto, a reunião buscou fortalecer uma ação conjunta de combate ao mosquito. “Vamos reunir todos para essa batalha. Precisamos de uma mudança muito grande. Temos que mudar a cultura do dia- a- dia. A educação é a grande saída e todos temos que fazer nossa parte porque é uma preocupação”, disse.

 A secretária municipal de saúde Denise Mascarenhas destacou sobre as ações de combate ao mosquito no município de Feira de Santana e a necessidade dos gestores de educação e de órgãos públicos se mobilizarem nessa campanha. “Hoje existe uma luta nacional para o combate ao mosquito. Nesse evento houve uma mobilização a nível estadual e nós enquanto gestores estamos juntos porque a secretaria de saúde está envolvida em todos os órgãos. Nós temos que nos aproximar porque é uma luta do município, do estado e do país”, afirmou.

 

A superintendente de vigilância e proteção à saúde Ita de Cássia Aguiar Cunha, ressaltou que é necessário eliminar todos os focos de reprodução dos mosquitos. De acordo com ela, o envolvimento da população é fundamental e é responsabilidade de todos fazerem a sua parte. “Nós tivemos agora nos dois primeiros meses do ano o maior número de casos de dengue no estado em comparação ao ano passado. Temos que eliminar o local onde o mosquito possa nascer. O papel do governo é apoiar, orientar, participar das ações de uma forma efetiva. Mas, a população precisa entender e participar junto conosco”, finalizou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.