Daniela Cardoso
 
Em novembro de 2013, o secretário de Habitação de Feira de Santana, Sandro Ricardo, anunciou que iria acionar o Ministério Público e a Polícia Federal para investigar a denúncia de fraude no programa Minha Casa, Minha Vida. Ele afirmou que o processo de apuração não pode ser divulgado, mas que a secretaria abriu uma sindicância para apurar. 
 
“Até o presente momento não detectamos nada que vinculasse qualquer preposto dessa secretaria à suposta fraude”, afirmou. Segundo Sandro Ricardo, tanto a secretaria como a Caixa Econômica Federal fazem o trabalho de fiscalização, mas ele disse que é difícil ter um controle total.
 
“Todos os fatos que chegam ao nosso conhecimento, fazemos a apuração e encaminhamos à Caixa para que seja instalado um processo local em busca de reverter o contrato. Desse modo, o imóvel é reconstituído ao poder público, para que seja feita uma nova doação”, explicou. 
 
Além da fiscalização, o secretário afirmou que também recebe algumas denúncias na secretaria de Habitação e através do número 156. 
 
Sandro Ricardo destacou, ainda, que normalmente as investigações são iniciadas pelo Ministério Público Federal (MPF), mas no caso de Feira de Santana, a solicitação foi do município.
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.