Foi assinada na manhã desta segunda-feira (28) a ordem de serviço para requalificação da Praça do Tropeiro, localizada no Centro de Feira de Santana. A praça construída em fevereiro de 2002, fica na rua Pôrto Velho, ponto estratégico próximo ao Centro de Abastecimento, Shopping Popular, além de ser um dos principais pontos de chegada dos moradores dos distritos de Feira.
Atendendo às reivindicações da população e comerciantes dos arredores, a obra que já iniciou hoje, visa tornar o ambiente mais seguro e confortável. Durante o evento de assinatura da ordem de serviço, o prefeito conversou com a reportagem do Acorda Cidade sobre a expectativa para a restauração do local.
“Você vê aqui a importância desse espaço aqui para essa imensa região, carregado de empresas comerciais e esses pequenos trabalhadores desses pontos comerciais que fomos nós que construímos em fevereiro de 2002. E hoje aqui nós estamos dando uma ordem de serviço para a completa restauração dessa praça com algumas novidades.”
O prefeito explicou que para chegar à conclusão do que precisaria ser feito para melhorar o local, foi necessário ouvir as pessoas, e para esta ação contou com a ajuda do jornalista Jânio Rêgo que ecoou as reinvindicações.
“As novidades foram frutos de ouvir pessoas. Eu quero aqui dizer que Jânio me ajudou a ouvir as pessoas aqui para poder fazer isso. Nós vamos ter um espaço para aumentar o número de carros estacionados aqui. Então com essa obra que vai ser feita vai melhorar o estacionamento aqui da região, vai permitir um espaço vivo, atuante, gostoso do samba de roda, um espaço melhor, mais moderno, a parte higiênica, sanitários totalmente reconstruído, o monumento do tropeiro 100% mantido e preservado.”
O prefeito salientou também que a obra na praça do tropeiro faz parte de um conjunto de ações para solucionar transtornos que surgiram com o tempo.
“São obras que estão chegando aqui com o objetivo de revigorar essa região de Feira de Santana. Revigorar o nosso centro de abastecimento, melhorar o shopping popular, para os comerciantes da própria praça do tropeiro e para os comerciantes ao retorno da praça”, destacou José Ronaldo.
O jornalista Jânio Rêgo esteve também na praça no momento da assinatura da ordem de serviço. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele falou sobre a relevância que o local tem para quem reside nos distritos da cidade.
“A Praça do Tropeiro é a praça dos distritos de feira e o poder público voltando a olhar para essa praça, está voltando a olhar para todos os distritos. O projeto é muito bonito, contempla a arte, contempla o samba e contempla os comerciantes locais, o pessoal que vende nos quiosques, também o transporte público para os distritos que se concentram, fazem daqui um terminal espontâneo.”
O jornalista acrescentou que a reivindicação abraçada por ele a respeito da reforma da Praça do Tropeiro, parte do ponto da identidade que ele sente pela cidade onde reside e residiu pela maior parte da vida.
“Eu tenho mais tempo de Bahia do que do Rio Grande do Norte, onde eu nasci. Me identifico com Feira e Feira é uma cidade rural. Tem uma escultura aqui que todo mundo devia da cidade vir e olhar, que é o Tropeiro e a Mula Madrinha. Uma escultura belíssima, que todo mundo deve vir e conhecer.”
Na ação esteve presente o superintendente municipal de operações e manutenção, João Vianey. Ele explicou à reportagem do Acorda Cidade que as obras começam de imediato.
“Nossas equipes já estão mobilizadas. Nós temos agora uma condição de tempo, a previsão é uma melhora e isso facilita nosso trabalho. A Seplan elaborou esse projeto, está sendo feita essa análise completa. Nós temos, além diretamente da praça, todo o entorno de intervenções de drenagem, a parte de esgoto também, que tem uma complexidade aqui, vai ser feita.”
Segundo o superintendente as obras de intervenção irão abranger não apenas a praça, mas tudo o que faz parte do seu entorno, inclusive os boxes.
“É toda a intervenção da infraestrutura da praça, das barracas, arena dos eventos, organizando e ordenando a parada dos ônibus, micro-ônibus, seja dos distritos, seja de outros municípios. Nós temos algumas condições estruturais bem comprometidas especialmente de água esgoto que serão totalmente recuperadas. O sanitário previsto na praça, e aí a Setdec tem acompanhado isso para como ser a gestão posterior. Será totalmente requalificado e reforçado essas instalações para ter uma vida útil melhor e um cuidado maior.”
Segundo João Vianney a estimativa de investimento gira em torno de 1 milhão de reais e a previsão é de 6 meses para a conclusão da obra. Durante este período algumas partes ficarão interditadas.
“O início é imediato, nós temos uma estimativa de seis meses, contamos obviamente com a compreensão e o cuidado de todo mundo que está aqui, obviamente vai exigir fechamento de alguns espaços, obstrução de algumas ações aqui temporariamente, mas obviamente teremos um ganho para toda a comunidade de Feira”, concluiu o superintendente.
Para celebrar o início das intervenções, artistas locais, sambadores, fizeram uma apresentação no local, cantando músicas que ressaltam a importância histórica dos tropeiros para o crescimento de Feira de Santana.
Passarela no Centro de Abastecimento
Na oportunidade o prefeito José Ronaldo falou também ao Acorda Cidade sobre a construção de uma passarela que irá melhorar o acesso entre o galpão de cereais do Centro de Abastecimento e a rua Juvêncio Erudilho.
Segundo ele, a passarela interna é uma demanda que surgiu após a construção do Shopping Popular Cidade das Compras.
“Com a questão do Shopping Popular, o acesso ao galpão de cereais ficou restrito. Então há uma reivindicação muito desses comerciantes para melhorar o acesso ao espaço do galpão de cereais. Foram feitos os estudos, foi debatido isso com várias pessoas e técnicos e nós autorizamos fazer essa passarela que liga a rua Juvêncio Erudilho, é aquela rua que desce e passa na lateral do Centro de Abastecimento ali do restaurante popular, e sai na avenida de Canal.”
A obra da passarela deve começar após o término da obra de um dos galpões do Centro de Abastecimento que está em fase de conclusão.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.