O prefeito José Ronaldo de Carvalho explicou ao Acorda Cidade a atual situação financeira do município de Feira de Santana. Desde o início da sua gestão, em janeiro deste ano, ele já havia sinalizado um desequilíbrio nas finanças municipais, o que impossibilitou a execução imediata de alguns projetos e obras.
Na última quarta-feira (17), durante a sessão em comemoração ao aniversário da cidade, na Missão Brasília, Ronaldo afirmou que, apesar de as contas ainda não estarem equilibradas, começa a enxergar “uma luz mais perto do que o que estava imaginando”. Segundo ele, inicialmente acreditava que o equilíbrio financeiro só começaria a ser alcançado no segundo semestre de 2026, mas agora demonstra uma perspectiva mais otimista, com a expectativa de melhorias até janeiro do próximo ano.
Questionado pelo Acorda Cidade sobre o que teria motivado essas dificuldades financeiras, José Ronaldo explicou que o município vinha enfrentando uma receita menor do que a despesa, em especial pelo peso dos investimentos na saúde.
“Antes, Feira só tinha 18 unidades de saúde, e aumentamos para 170. Isso ocorreu porque começamos a realizar licitações públicas, vencidas por cooperativas que tinham preços mais baixos do que empresas seletivas. Depois, o Ministério Público começou a questionar essa questão, as cooperativas saíram, e entraram empresas com valores mais altos. Temos as unidades de saúde funcionando, mas isso gera uma despesa muito alta. Repito: a despesa era menor, mas com o aumento crescemos a saúde. Quando as despesas aumentaram, o prefeito Colbert não poderia simplesmente fechar as unidades de saúde. Ele manteve toda a estrutura com os custos maiores. Isso gerou um problema nas finanças. No entanto, com nossa experiência, estamos trabalhando para aumentar as receitas e equilibrar as despesas”, esclareceu o prefeito.
Com informações do radialista Dilton Coutinho do Acorda Cidade
Leia também:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.