Lançamento

Raízes e Ramos: escritor baiano Francisco Muniz lança primeiro livro em Feira de Santana

O lançamento do livro de poesias acontecerá às 19h do dia 7 de agosto no Museu Parque do Saber.

Francisco Muniz, escritor, autor do livro Raízes e Ramos
Francisco Muniz, autor do livro Raízes e Ramos - Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

No dia 7 de agosto, mais uma obra literária chega às livrarias para apreciação do público leitor. O baiano Francisco Muniz lançará o livro Raízes e Ramos no Parque do Saber em Feira de Santana.

Em entrevista ao vivo no Programa Acorda Cidade, Francisco relatou que o livro de poesias era um desejo antigo do seu coração que se tornou realidade aos 77 anos de idade do autor.

A obra mergulha nas memórias, ancestralidade, histórias familiares e revelações de aspectos profundos da cultura. Durante a entrevista o escritor afirmou que esse é apenas o começo de uma trajetória na escrita.

“É um livro que eu já venho trabalhando há algum tempo, mas chegou a hora de nós fecharmos e concretizarmos esse trabalho. A minha primeira obra, que é um projeto que está nascendo e quando nasce, com certeza, continua crescendo porque é o meu desejo e o desejo daqueles que me acompanham”

Francisco, que já tem uma trajetória profissional como corretor de imóveis, explicou que encontrou espaço fértil para realizar o sonho de escrever e lançar um livro, e por isso persistiu com o sonho. 

“De tudo que você segue, se você encontra uma barreira, você não vai. Mas quando você encontra um espaço mais fácil, você se dirige a ele. Então eu vi que essa possibilidade de escrever poesias se tornou fácil na minha vida. Eu já venho fazendo isso há alguns anos, assim que meus pais faleceram, escrevi para eles e depois vi dentro de mim que eu tenho essa possibilidade de escrever”

Apesar de ter sido formulado por outra pessoa, o título “Raízes e Ramos” faz apologia às origens do escritor, que inspirou a criação das poesias. Para ele, a identificação aconteceu à primeira vista.

“Esse título, na verdade, veio de outra pessoa. Ela pegou a minha obra, leu e entendeu, e viu que o título seria melhor Raízes e Ramos. Porque eu falo da minha origem, eu falo da minha cidade, eu falo da chuva, do sol. Eu falo do amor, eu falo da natureza. E quando ela me ofereceu ao lado da Mari, que é a minha parceira nesse livro, não tivemos dúvida nenhuma, abraçamos esse nome.”

Com coragem e com o apoio dos amigos e da família, Francisco se realizou profissional e pessoalmente. Por isso, já projeta o lançamento de novos projetos e atualmente trabalha na construção da sua biografia com previsão de lançamento para 2026.

“A família é o esteio da nossa casa. Da minha família, eu tive todo o apoio, e de amigos, e isso fez por onde Raízes e Ramos esteja agora sendo lançado.”

Natural de São Sebastião do Passé, mas feirense de coração. Francisco Muniz veio para Feira de Santana em 1966, há 59 anos, e hoje cultiva um carinho especial pela cidade e pela participação dela em boa parte da sua vida.

“E aqui eu estou com muito orgulho. Feira de Santana, a minha casa, eu aprendi a viver em Feira, aprendi a gostar, amar Feira de Santana.”

Para o autor, a maior mensagem a ser passada com o lançamento da sua primeira obra é não colocar limites nos sonhos. “Nunca desista do seu sonho. Independente da idade, independente do seu conhecimento. Sonho não é para morrer. Sonho é para nascer e criar. Raízes e Ramos veio para ficar.”

O sonho de escrever é mais comum do que parece, mas nem sempre quem sonha termina colocando em prática. É necessário transformar o sonho em realidade. E para quem deseja seguir o mesmo caminho de escritor, Francisco explica que essa é uma certeza que vem de dentro e não há limitações para realizar, desde que haja vontade.

“Eu desejava escrever um livro, tinha algumas coisas escritas já dentro de casa, em algumas gavetas que eu não sabia mais aonde estavam, mas, através do meu sobrinho, eu terminei revendo tudo isso e hoje estou aqui. É bom que você pare, pense e analise, Se é isso que você quer. Se for, não tem problema. Comece a escrever. Escreva, porque um dia vai acontecer com você como aconteceu comigo.”

O lançamento do livro Raízes e Ramos acontece às 19h do dia 7 de agosto no Museu Parque do Saber localizado na rua Tupinambás, 275, bairro São João em Feira de Santana.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.